Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Março - 2006
Titulo: Servidores não retornam ao trabalho na reserva Yanomami após pagamento
Fonte: Folha de Boa Vista

Embora os 220 trabalhadores em saúde indígena tenham recebido o salário ontem, conforme tinha informado o coordenador-geral de convênios da UnB (Universidade de Brasília), Cláudio Machado, a categoria não tem previsão de retornar à reserva Yanomami, na região do Município de Alto Alegre.

A decisão foi tomada ontem pela manhã em assembléia geral extraordinária, no auditório da Funasa. Segundo o presidente do sindicato da classe, Rondinele Rodrigues, o motivo seria o não pagamento da ajuda de custo para que os servidores comprem alimentação.

“Receber o pagamento não significaria que voltaríamos para a área, pois existem outras questões que estão indefinidas, além da ajuda de custo”, ressaltou Rodrigues, dizendo que a categoria irá se reunir segunda-feira para rever essas questões.

Questionado sobre quais questões seriam essas o sindicalista preferiu não enumerá-las, mas informou que tratam da prestação de contas que terão que ser esclarecidas, repasses que não sabem se vão ocorrer com regularidade e a suspensão do contrato entre Funasa e Fubra. “Há uma série de coisas e precisamos estar a par de tudo”, frisou.

FUNASA – O coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, afirmou que vai continuar com o processo de contratação eventual de novos técnicos até que os trabalhadores decidam voltar à área.

Quanto ao cancelamento do contrato entre Funasa e Fubra, informou que está em processo de negociação com a Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Já houve reunião com a instituição, quando repassamos informações para que a UFRR tenha uma visão de como é o Distrito Yanomami”, comentou.

Segundo o coordenador, com base nas informações a UFRR poderá elaborar e apresentar uma proposta para que seja firmado o contrato, que será submetido à apreciação do reitor da universidade e Funasa e depois encaminhado à presidência da Funasa em Brasília.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.