Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 22 - Fevereiro - 2006
Titulo: Funasa convida UFRR para assistência à saúde dos Yanomami
Fonte: Website FUNASA

A Fundação Ajuri, vinculada à Universidade Federal de Roraima (UFRR), poderá substituir a Fundação Universidade de Brasília (FUB) no trabalho de assistência à saúde dos índios Yanomami do Estado. Atualmente, a FUB é a responsável por 20 pólos-base e atende 7.750 índios.

Na segunda-feira (20), o coordenador substituto da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, convidou a UFRR para ser a mais nova parceira da instituição nas ações de saúde que são desenvolvidas na área Yanomami.

Segundo Teixeira, a UFRR está analisando a proposta da Funasa. Para isso, estão sendo realizadas reuniões técnicas com os representantes das duas entidades. A Funasa criou um grupo de trabalho para elaborar os termos do convênio. De acordo com o coordenador, foi apresentado aos representantes da UFRR um panorama do Distrito Sanitário Especial Yanomami (Dsei), a fim de repassar informações sobre o funcionamento, as ações desenvolvidas na área, números de funcionários, entre outros. O mesmo grupo está definindo as responsabilidades e atribuições das duas partes envolvidas no convênio.

“Com esse grupo de trabalho, iremos em um prazo mais curto de tempo, apresentar uma proposta técnica para fazer os ajustes, que por ventura forem necessários”, analisou Ramiro Teixeira.

A reitora em exercício da UFRR, Gioconda Matinez, agradeceu o convite e a confiança depositada na Fundação Ajuri. “É muito importante esse convite para a UFRR. Agradecemos essa confiança e pretendemos honrar o compromisso. Sabemos dessa responsabilidade, por entendermos a importância desse trabalho”, disse.

No Brasil, a população Yanomami totaliza 15.686 índios, que vivem nos estados de Roraima e Amazonas. Quatro organizações não governamentais (ONGs) e duas missões religiosas executam o trabalho de assistência à saúde dos índios nesses dois estados.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.