Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 9 - Março - 2006
Titulo: ÁREA YANOMAMI - Funasa e Fundação Ajuri devem assinar contrato até final do mês
Fonte: Folha de Boa Vista

Até o final deste mês deverá ser assinado o convênio entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), através da Fundação Ajuri, para prestar assistência à saúde em 20 pólos da área Yanomami.

Ontem à tarde, na Funasa, representantes das duas instituições e do Conselho Distrital Yanomami estiverem reunidos pela segunda vez, para discutir as bases do convênio.

O diretor executivo da Ajuri, Carlos Alberto Cardoso, explicou que há duas semanas a Fundação foi procurada pela Funasa de Roraima e de Brasília, para que fossem iniciados os diálogos para a possibilidade de a UFRR ser parceira da Funasa no que diz respeito à assistência para a saúde indígena na área Yanomami.

“Provavelmente tenhamos essa parceria assinada nos próximos dias, mas ainda estamos discutindo as bases do convênio. Ou seja, o que é responsabilidade da Funasa e o que é competência da Fundação Ajuri”, comentou Carlos Alberto.

O diretor executivo explicou que não poderia precisar uma data para assinar o contrato, porque é uma questão complexa, pois o convênio não trata apenas de gestão de pessoal, mas da questão de saúde indígena.

Ele informou que a UFRR vislumbra a assinatura desse contrato, como grande possibilidade de crescimento para a instituição. “Mas antes disso estão sendo estabelecidas as bases do que será esse convênio no que diz respeito à responsabilidade, para que saibamos exatamente em que seremos cobrados e o que teremos a oferecer”, esclareceu Carlos Alberto.

No encontro de ontem foi discutida a gestão de pessoal do convênio. O diretor executivo da Fundação Ajuri declarou ainda que a UFRR vislumbra a possibilidade de desenvolver ações na área de saúde, antropologia, biologia e várias outras áreas que a instituição poderá apoiar a Funasa na saúde indígena dos Yanomami.

FUNASA - O coordenador regional da Funasa, Ramiro Teixeira, explicou que as reuniões estão acontecendo para que sejam esclarecidas todas as dúvidas a fim de que evolua a assinatura do convênio. Ele destacou que o mais importante nesses encontros é que existe disposição da Fundação Ajuri e Funasa em fechar o contrato.

Com o contrato com a UnB sendo rescindido, Teixeira afirmou que os trabalhadores serão contratados pela Fundação Ajuri em ato contínuo. “Será a mesma equipe”, frisou. O coordenador acredita que até o final do mês o convênio seja assinado.

“Firmar esse acordo será fundamental para a Universidade, pois é um campo que se abrirá para a instituição que tem a proposta de desenvolver várias ações”, reconhece Teixeira.

Segundo ele, o convênio será um dos maiores que a UFRR terá. Embora não esteja fechada a proposta, Teixeira - que informou que é de aproximadamente R$ 15 milhões por ano os recursos com a UnB (Universidade de Brasília) - disse que esse valor poderá ser um pouco menor porque a gestão do convênio será em Roraima, ao contrário da Fubra que é em Brasília e encarecia o contrato.

“Na minha avaliação, o recurso financeiro é o de menos. Acho que é o que menos pesa nesse convênio. O que mais pesa é a participação da UFRR que está ingressando nesse campo de trabalho com sua própria estrutura”, ressaltou Teixeira.

Segundo ele, a assinatura do contrato vai evoluir além da prestação de assistência à saúde dos indígenas, como a assinatura de novos convênios na área de educação, antropologia, assim como a Faculdade de Medicina será parceira e as Ciências Agrárias poderão trabalhar nas áreas degradas.

Disse que o fato da futura conveniada ser local, irá facilitar a resolução de questões da área trabalhista. “A gestão do convênio vai estar aqui com a gente e será compartilhada nesse processo. Não estou querendo dizer que era o contrário com a UnB. Com a UFRR a sociedade e a comunidade indígena só têm a ganhar”, enfatizou. (E.R.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.