Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Março - 2006
Titulo: Índios mudam discurso e apóiam Funasa
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Jader Souza

Os índios dizem que se interessam por atraso no
pagamento dos profissionais


LEANDRO FREITAS
Colaborador da Folha

Discursos meio desencontrados marcaram o primeiro dia da reunião extraordinária do Conselho Distrital Yanomami, ontem na Casa de Estudos. O endereço do encontro foi alterado em razão dos rumores de mais uma ocupação do prédio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Policiais federais garantiram a segurança em alguns momentos das discussões. A reunião termina hoje.

Os índios que antes declaravam apoio às conveniadas que prestam serviços de assistência à saúde e educação nas aldeias - já que engrossaram os movimentos de invasão da sede da Funasa por duas vezes e pediam a retirada do atual coordenador, Ramiro Teixeira - ontem apenas levantavam a defesa do direito à saúde, independente do impasse no pagamento dos profissionais que trabalham em área. “Os servidores trabalham apenas pelo dinheiro?”, indagou o presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami, Arokoma Yanomami.

Durante toda a reunião, os índios sustentaram os discursos de apoio à Funasa, mesmo não tendo sido confirmado o repasse de verba para todas as prestadoras de serviço na área indígena, como, por exemplo, da FUB (Fundação Universidade de Brasília).

Presentes na reunião apenas os conselheiros, ou seja, 15 índios Yanomami e 15 representantes de Organizações Não-Governamentais e Funasa. Durante toda manhã apenas os indígenas tiveram direito a voz. Os protestos eram, em geral, os mesmos: o direito à saúde, desconsiderando as condições de trabalho.

“Os servidores trabalham apenas pelo dinheiro. Queremos a melhoria no atendimento. Quando falta pagamento, eles [profissionais de saúde] não se preocupam como estão os índios na floresta, sabendo que só os médicos podem resolver os problemas de saúde dos Yanomami”, atacou Arakoma Yanomami.

Os índios foram mais além. Em alguns momentos da reunião foi levantada a hipótese de desvio de verba por parte das conveniadas. As poucas faixas de protestos afixadas no muro da Casa de Estudo foram colocadas pelos funcionários contratados pela FUB. Os índios recuaram em todos os sentidos do movimento de protesto.

AJURI – Sobre a possível troca da conveniada FUB para a Fundação Ajuri, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), os índios entendem que a possível nova conveniada deveria primeiramente ter conhecimento da realidade dos fatos para depois aceitar o convite feito pela Funasa e levar serviços para a área indígena Yanomami.

“Tem que ser resolvido tudo antes para depois aceitar o serviço e dar continuidade aos trabalhos de educação e saúde”, disse um dos indígenas presente na reunião. A Folha apurou que todas as mudanças de conveniadas prestadoras de serviço para a Funasa aconteceram de forma repentina. Na maioria dos casos, os funcionários contratados pela empresa anterior são absorvidos pela nova prestadora de serviço. Não havia representante da Fundação Ajuri na reunião. (L.F.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.