Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 18 - Março - 2006
Titulo: YANOMAMI - Representantes avaliam reunião
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Jader Souza

João Ponciano: “Os yanomami entenderam a mensagem
e, agora, a preocupação que a gente vê é que
querem a mudança na conveniada”



Edílson Rodrigues

O segundo e último dia de reunião entre os representantes das conveniadas com a Funasa, que prestam serviços de assistência à saúde na área indígena, foi tranqüilo, diferente do que se esperava devido às manifestações dos profissionais de saúde. O encontro aconteceu na Casa de Estudos da Funasa.

Esperava-se que o clima durante a reunião fosse tenso, por conta do atraso do pagamento de salário dos servidores da Fub (Fundação Universidade de Brasília) referente ao mês de fevereiro. A reunião foi para avaliar a atual situação na prestação de serviços.

O representante da coordenação da Funasa/RR, João Ponciano, avaliou o encontro como positivo, porque segundo ele, realmente se esperava a manifestação.

“Os yanomami entenderam a mensagem e, agora, a preocupação que a gente vê é que querem a mudança na conveniada, mas têm medo do desconhecido. Então falta a Fundação Ajuri visitá-los, conhece-los melhor e explicar suas intenções. Resumindo bem, a reunião foi favorável para todos”, reconhece Ponciano.

Sobre a não renovação do convênio com a Fubra, que vence em 5 de julho, o representante da coordenação da Funasa, explicou que os índios estão sendo conscientizados de que o trabalho de assistência na área indígena não vai parar.

A não renovação do contrato com a Fubra, segundo Ponciano, é um fato consumado. “É um acordo político já decidido e não haverá mais continuação do convênio”, garantiu, afirmando que tem todo um estudo, estão sendo feitas reuniões às lideranças indígenas, com a UFRR para que haja a mudança, mas sem traumas.

Ponciano atribui a não renovação do contrato à falta de colaboração e de entendimento por parte da Fubra. “A partir do momento que a parceria começa a se ausentar do gestor, então não há um diálogo e não havendo essa conversa não existe identificação”, comentou.

Ele enfatizou que os próprios usuários [os índios] percebem isso. “As greves são motivos, então não adianta insistir em erros. A tendência agora é trabalhar para que outra conveniada possa assumir as atividades”, frisou Ponciano, destacando que a vantagem da Fundação Ajuri ser parceira é porque é daqui.


Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.