Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 18 - Março - 2006
Titulo: Fubra quer renovar contrato com Funasa
Fonte: Folha de Boa Vista

O coordenador de convênios de saúde indígena da Fub/UnB, Cláudio Machado, avaliou como importante a reunião, principalmente quando existem situações de indefinição quanto a continuidade da conveniada (Fubra/UnB) na prestação de serviços de saúde aos yanomami.

“É natural que eles (índios) fiquem preocupados com a continuidade da assistência. Então, é importante que se discuta para que seja garantida a prestação de serviços, independente da situação que está colocada pela Funasa nessa fase de transição”, explicou Machado.

Segundo ele, o que importa não é se a Fubra vai permanecer ou não como conveniada da Funasa. O coordenador de convênios afirmou que gostaria que a Fubra continuasse e não tem razões para não renovar o convênio. “Nosso trabalho nos credencia a continuar”, ressaltou.

Para Machado o mais importante é que seja garantida a continuidade do serviço, até porque não se pode admitir que uma situação como essa [nova conveniada] venha interferir no que é fundamental, que é assistência à saúde dos indígenas. “Essa é a posição oficial da UnB”, declarou.

Machado admitiu que um dos problemas enfrentados pela Fubra no cumprimento de objetivos no que diz respeito a assistência indígena é o atraso de parcelas. “Nesse momento nossos funcionários estão em greve por atraso no pagamento de fevereiro que foi pago hoje [ontem]”, comentou.

Tal atraso nas parcelas é justificado por Machado, ao dizer que acredita que a Funasa esteja com problemas orçamentários, porque o orçamento da União não foi votado. “Deve está com aperto de caixa para fazer os repasses. O maior problema tem sido esse. À medida que não recebemos os recursos na data prevista, logicamente as ações ficarão comprometidas”, esclareceu.

Exemplificando o atraso, ele declarou que a primeira parcela do aditivo ainda não foi repassada na sua totalidade. Conforme Machado, deveria ter sido repassada em agosto passado e vem sendo paga em partes. “Já estamos no período de receber a segunda parcela e nem recebemos o total da primeira”, frisou.

Ele disse que entende a situação, pois muitas vezes os órgãos públicos têm problemas no orçamento, mas não se pode deixar de dizer que isso venha a causar problemas na assistência.

A idéia da Fubra deixar de ser conveniada da Funasa não é vista com bons olhos por Machado. Para ele, da mesma que foram convidados para participar do convênio, parece que haverá um convite para que não permaneçam, o que ainda não foi feito.

“Sabemos que a Funasa está conversando com a Universidade Federal de Roraima e nos colocamos à disposição se for feita a transição para ajudar na elaboração da documentação, pela experiência que temos”, disse o coordenador de convênios da Fub/UnB.

Segundo Machado, até agora não teve nenhuma reunião com a Funasa. “Não tratamos desse assunto como gostaríamos. Se for para sairmos, então que programe a saída para que não cause trauma no processo”, ressaltou.

O coordenador de convênios disse que considera a Fubra em plenas condições de prestar os serviços e que não há motivo algum, pelo menos que tenha sido apresentado à conveniada. “Não nos apresentaram uma razão plausível, aceitável”, alegou Machado. “Gostaríamos de renovar o convênio, porque sabemos que a UnB tem como contribuir, como tem contribuído no processo”, justificou Machado. (E.R.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.