Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Março - 2006
Titulo: Funcionários estranham mudança de discurso
Fonte: Folha de Boa Vista

Os funcionários da FUB estranharam a conduta dos índios Yanomami em exigir apenas o direito à saúde, sem considerar a integridade dos profissionais de saúde que atuam na área indígena sem receber regularmente os salários. Antes os índios eram a força dos protestos das conveniadas.

Segundo um dos funcionários da FUB, Moisés Ramalho, os postos dos pólos-base estão abertos, porém sem funcionamento, por falta de condições, não só de salários para os prestadores de serviços, mas também de insumos e medicamentos diversos. “O salário está faltando, mas faltam também as condições para o profissional ir para área prestar um bom serviço para os índios”, disse, acrescentando que os índios estão seguindo o discurso da Funasa.

Os profissionais de saúde alegam que a situação na área é tão conflitante que os servidores das conveniadas estão impossibilitados de dar continuidade a tratamentos como de pneumonia e campanhas de vacinação. “É constante a falta de lâminas para realização de exames de malária. O número de microscópio é insuficiente”, alertou Ramalho.

SURUCUCUS – No posto localizado na região do Surucucus, fronteira com Amazonas, Ramalho afirmou que não tem grupo gerador para subsidiar as atividades de saúde dos funcionários da FUB. “Lá utilizamos o gerador do Pelotão do Exército. Se não fosse isso, não teríamos menor condição de trabalho”, disse.

Outro ponto polêmico levantado pelos funcionários de saúde é a ausência de geladeira para conservação de vacinas, o que é necessário transportar gelo para as áreas indígenas.

O médico Sidinei Michel disse que estão faltando anestésicos para tratamentos diversos, vacinas, luvas e outros insumos que inviabilizam o andamento das atividades de saúde.

Até o fechamento da edição, a Assessoria de Comunicação Social da Funasa não se pronunciou quanto às reclamações dos funcionários da FUB. (L.F.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.