Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 24 - Março - 2006
Titulo: UnB atribui rescisão de contrato com Funasa a desejo de políticos
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document Depois de tanto se falar na rescisão do contrato da Funasa com a Fubra/UnB, somente anteontem as duas partes se reuniram em Brasília, quando foi feito o comunicado oficial de que o convênio existente desde 2004 será quebrado e formalizado com a Universidade Federal de Roraima, através da Fundação Ajuri.

Mesmo com essa definição, ontem em entrevista à Folha, o coordenador-geral de projetos da UnB (Universidade de Brasília), Cláudio Machado, informou que vão fazer o possível para que a Universidade continue prestando assistência à saúde indígena em Roraima.

“Fomos comunicados que a Funasa está mantendo entendimentos com a UFRR para assumir o convênio. Tratamos do assunto com muita cautela, porque se é para haver a transição, que seja feita de maneira que os indígenas não venham a se prejudicar com a mudança, se realmente ocorrer”, explicou Machado.

Ele atribui a saída da conveniada brasiliense ao desejo de políticos de Roraima. “Não há razão técnica ou falta de desempenho da UnB”, ressaltou. Para comprovar que não existem problemas técnicos para o fim do convênio, explicou que a situação referente ao atraso de salário já está superada, até porque, conforme ele, não é um fato que a conveniada possa resolver porque depende do repasse de recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Sobre a prestação de contas, Machado disse que está normal porque são prestadas dentro do prazo previsto, assim como responderam a todas as notificações da Funasa, referentes ao assunto. “Até agora não recebemos oficialmente nenhum documento que aponte qualquer problema nas nossas contas. E nem pode ter”, disse Machado.

Quanto ao desejo político pela mudança, Machado afirmou que não é nada contra a UnB. “O desejo é para que o convênio fique com a UFRR, até por questões de relação institucional. Nós achamos que não é cabível porque, se fosse assim, empresas que estão em todo Brasil não poderiam estar aqui porque têm sede em outro Estado”, comentou Machado.

O coordenador disse que entende a pressão política, a qual ele disse não fazer crítica, mas a UnB vai fazer o possível para ficar como conveniada porque acha que o mais importante é a população indígena que não tem nada contra o pessoal da Universidade brasiliense.

Machado frisou que o entendimento que está havendo não significa que a mudança já se efetivou. Segundo ele, há um interesse natural da Funasa e da UFRR, mas também não há nenhuma certeza de que esse procedimento irá acontecer. “Dependerá de muitas definições ao longo dessas discussões”, salientou.

FUNASA – O coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, informou que a minuta do convênio a ser firmado entre a Fundação e a UFRR já está na Procuradoria Jurídica da Funasa em Brasília para ser analisada, a fim de que seja formalizado o contrato.

Ele disse que houve reunião técnica entre Funasa e Fundação Ajuri, quando foram realizados ajustes no projeto. “O contrato será assinado o mais breve possível”, frisou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.