Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 28 - Abril - 2006
Titulo: ONG suspende ajuda a ianomamis.
Fonte: O Estado de São Paulo

Entidade alega falta de repasse de verbas pela Funasa

Liège Albuquerque

A organização não-governamental Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) suspendeu no dia 20 de abril o atendimento médico ao povo ianomâmi, uma etnia nômade que vive entre Roraima e o Amazonas. Segundo carta enviada à imprensa, o serviço foi suspenso porque a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) não repassa verbas no valor de R$ 347 mil por serviços prestados pela organização desde o ano passado.

Em contatos telefônicos com a administração da Funasa em Roraima, responsável pelo atendimento, ninguém foi encontrado para explicar o porquê do não envio das verbas.

De acordo com o administrador da Funasa em Manaus, Francisco Aires, o caso da Secoya é semelhantes a outros, suspensos pela não apresentação de documentos. "Estão sendo suspensos os convênios que não prestaram contas", afirmou.

A Secoya atende cerca de 2,5 mil ianomâmis nos Rios Marauiá, Padauiri, Demini e Aracá, dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, na divisa do Amazonas com Roraima. Segundo o texto da carta da organização, "a malária vem se tornando um pesadelo e nas últimas semanas não há medicamentos (Primaquina de 5 e 15mg,

Cloroquina 150mg, Mefloquina 250mg) para a continuidade das ações de saúde nem para atender aos casos da doença já diagnosticados nas buscas ativas e passivas".

Ainda segundo o texto, "desde 2002 nenhum recurso foi disponibilizado para equipamentos e infra-estrutura, afetando seriamente as condições de trabalho". Também é alegada a falta de insumos, combustíveis, alimentação e remuneração de profissionais. A organização reclama das condições de trabalho de seus colaboradores.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.