Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 27 - Abril - 2006
Titulo: Pagamento de Profissionais Está Atrasado Mais Uma Vez
Fonte: Folha de Boa Vista

Com o pagamento atrasado há 21 dias, os funcionários contratados pela Fundação Universidade de Brasília (FUB) para trabalhar para a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) ameaçam mais uma vez paralisar as atividades. Até o momento as áreas indígenas as quais os servidores prestam serviço não sofreram nenhuma alteração. A informação foi confirmada pelo coordenador da Funasa, Ramiro Teixeira.

Segundo ele, o atraso no pagamento dos funcionários da FUB se deu em virtude do repasse do Tesouro Nacional à presidência da Funasa. Não há previsão de quando esse pagamento será regularizado. A partir do repasse, o dinheiro será encaminhado diretamente para a conta da Universidade de Brasília.

Apesar disso, Teixeira reconhece que não é correto atrasar o pagamento dos servidores, uma vez que é fator primordial para o andamento das atividades. “O nosso objetivo é regularizar essa situação e não atrasar o pagamento”, disse, sem informar o valor da parcela que está atrasada.

Sobre a mudança do convênio da FUB para Fundação Ajuri (Universidade Federal de Roraima), Teixeira disse que o processo está em andamento e, no momento, está sendo analisado pela Procuradoria da Funasa. Ele acredita que a formalização deverá ocorrer até final de junho, quando termina o convênio com a Fundação Universidade de Brasília.

Ele afirmou que é intenção fazer a mudança, mas ao mesmo tempo aproveitar os profissionais que estão hoje atendendo na área indígena. “Não há risco de demissão. Os funcionários serão absorvidos pela nova conveniada”, enfatizou.

Em e-mail encaminhado à Redação da Folha, os funcionários desabafaram: “Não agüentamos mais esse descaso que estamos passando na instituição [Funasa]. Temos nossos direitos os quais não podem ser violados, já que estamos trabalhando direito e com responsabilidade”. (L.F.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.