Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 9 - Maio - 2006
Titulo: Funcionários da Funasa reduzem atendimentos em áreas indígenas
Fonte: Folha de Boa Vista

Os funcionários contratados pela FUB (Fundação Universidade de Brasília) para prestar serviço à Funasa (Fundação Nacional de Saúde, em Roraima) resolveram reduzir o número de servidores em apenas 30% nas áreas de assistência a saúde yanomami.

A decisão foi tomada durante assembléia geral realizada na manhã de ontem no auditório da fundação, depois de reunião com o coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, e o representante da FUB, Sérgio Alves.

O presidente do Sindicato dos Servidores das Áreas Indígenas de Roraima, Rondinelle Rodrigues, disse que a redução de servidores começa a partir de hoje e o motivo que levou à paralisação parcial foram os dois meses de salários atrasados, além da regularização do pagamento, já que, segundo o sindicalista, os atrasos vêm ocorrendo com freqüência há cerca de seis meses.

“Isto vem ocorrendo constantemente e agora chegou a um ponto insuportável. Queremos que sejam tomadas as providências para a regularização do pagamento”, disse.

Rondinelle afirmou que atualmente 210 funcionários contratados pela FUB para prestar assistência em saúde na área indígena yanomami e dar continuidade aos serviços administrativos na cidade estão há dois meses sem receber seus salários.

Até a tarde de ontem, os funcionários que estão na área indígena não deixaram o posto de trabalho e, segundo o sindicalista, eles aguardam um posicionamento quanto à regularização do pagamento.

FUNASA - O coordenador da Funasa, Ramiro Teixeira, disse reconhecer que as reivindicações dos funcionários são justas e que a Funasa de Roraima está trabalhando no sentido de regularizar a situação o mais breve possível.

“Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para corrigir esta situação, inclusive estive em Brasília em reunião com o secretário executivo da Funasa, o qual afirmou que o problema está sendo discutido em busca de encontrar uma maneira de fazer o pagamento desse pessoal, até porque o problema não é a Funasa Roraima e sim em todo o Brasil”, ressaltou.

O coordenador lembrou que o pagamento está atrasado em virtude da não confirmação do repasse do orçamento da União e reconhece que o problema prejudica o bom andamento das atividades em Roraima.

“Infelizmente o problema foge à minha vontade, mas acredito que tudo esteja normalizado em no máximo dez dias, até porque as atividades de saúde na área yanomami não podem parar”, disse. “Caso os servidores vierem a paralisar os trabalhos, a Funasa vai encontrar outras maneiras de manter a assistência indígena”.

Teixeira acredita que não chegará a este extremo e que está trabalhando para resolver a situação. “Nosso objetivo é regularizar essa situação de uma vez por todas e não mais atrasar o pagamento”, frisou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.