Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 26 - Maio - 2006
Titulo: Yanomami denunciam aumento contínuo de casos de malária nas regiões do Parawau e Toototopi (AM)
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 78

Untitled Document

Yanomami denunciam aumento contínuo de casos de malária nas regiões do Parawau e Toototopi (AM)

ALideranças, professores e microscopistas yanomami alertam para o crescimento contínuo dos casos de malária nos pólos Parawau e Toototobi, no alto rio Demini (AM), cujo atendimento de saúde é de responsabilidade do convênio Funasa-FUB. Em carta redigida no dia 25 de abril os Yanomami do pólo do Parawau apontam como fator determinante para o recrudescimento da malária a ineficácia do trabalho de guardas de endemia, responsáveis por borrifações de veneno nas casas comunitárias e localização de focos transmissores: “Na região do Parawau aqueles que matam os mosquitos carapanãs (agentes de endemia) não trabalham muito por isso a malária tornou a crescer fortemente” (Ver carta na íntegra abaixo).

Do Toototobi informações mais precisas foram enviadas pelos próprios microscopistas yanomami, assustados com possibilidades de agravamento do quadro devido à greve geral dos funcionários da saúde. Até o dia 24 de maio, foram registrados mas 41 casos de malária, assim distribuídos: onze casos na comunidade do Xiroxiropiu; oito casos na comunidade do Rasasi; cinco casos na comunidade de Apiahiki; quatro casos em Kaxitao; cinco casos em Okarasipë; quatro casos no Piau; e mais quatro casos em Koyopi.

A região do alto rio Demini, onde se situam além de ambos os pólos a comunidade do Demini, é uma das mais atingidas pela malária, proveniente de várias frentes, como as zonas de garimpo na Venezuela, próximas à fronteira, e a ocupação de áreas limítrofes da Terra Indígena por moradores de municípios próximos (Ver Boletins 71, 72 e 73). Em 2005, o atendimento de saúde nos três pólos da região registrou 338 casos, sendo 296 de Vivax e 42 de Falciparum, forma letal da doença (Ver Boletim CCPY 75).

Parawa-ú, 25 de abril de 2006.

Palavras sobre o crescimento da malária no Parawau
A malária voltou a surgir na nossa terra-floresta.

No Maxapipi, Etewexipi [nomes de comunidades do sub-pólo] e também entre aqueles que vivem próximos ao posto o mal da malária cresceu muito rapidamente.

Na região do Parawau aqueles que matam os mosquitos carapanãs [agentes de endemia] não trabalham muito por isso a malária tornou a crescer fortemente. Nós Yanomami queremos pedir às lideranças da Funasa ações para acabar com os carapanãs, corretamente e em larga escala.

Vocês [da Funasa] não devem usar a toa este dinheiro destinado a nós, Yanomami, ao enviarem esses brancos que não trabalham.

Nós Yanomami queríamos ficar felizes ao escolhermos por vocês da Funasa. Quando vocês da Funasa enviarem funcionários, vocês devem falar direito para eles, assim eles trabalharão bem na nossa floresta. Esses que trabalham na nossa floresta yanomami devem ser questionados por vocês.
Acabaram-se nossas palavras.

Assinam:

Geraldo Yanomami conselheiro
Carlita Yanomami
Rafael Wanari Yanomami Professor
Platão Ixarori Yanomami Professor
Ivan Yoroana Yanomami Professor

Carta em Yanomami:
Parawauha malária a tirerayou wei të ã oni.
Kamiyë yamaki urihi pihami malaria kua kõprarioma.
Maxapapi hami xo, etewexipi hami xo, postoha pë përio aheteowei pëxo, ihi pë yaiha malária a wayuyai ropeyai tirerayoma.
Região Parawa u hami ukuxi nomamare wë pë kuama kure pë kiyaaimi mahi yaro malária kohipi kua kõprarioma. Kamiyë yanomami yama kini Funasa patamorewë iha ukuxipë xaari nomamai piyëkouwei ihi yama a nakai puhio.
Napë pë kiyaai maoweiha ihi wama pëha ximani kami yë yanomai wamare ki dinheiro pë hai kiai pëonomai.
Kamiyë yanomami yama kini Funasa teri wama ki yaai tëhë yama ki xi topra rou puhio. Funasa wama kini funcionarios wa ma pë ximai tëhë kama pëha wamakia xaarihai kamiyë yanomami yama ki urihi pihami pë xaari kiyaa pë. Kamiyë yanomami yama ki urihi pihami pë kuowei wama pë xaari wari.
Awei të ã maprarioma
.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.