Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Julho - 2006
Titulo: YANOMAMI - Cresce número de malária na reserva
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Cerca de 85% dos casos de malária registrados dentro na reserva indígena Yanomami estão na área do Amazonas. Conforme dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no ano de 2004 foram registrados 1.067 casos, já em 2005 contabilizou 1.645 e somente no primeiro semestre de 2006 foram notificados 2.478 casos.

Um dos fatores para esse aumento continua sendo a invasão de garimpeiros na área. Devido à presença de não-índios, houve uma explosão do número de casos de malária. Segundo o médico epidemiologista e mestre em saúde pública em concentração de malária indígena, Oneron Pithan, a presença dos garimpeiros e a interrupção dos trabalhos de busca ativa dos casos de malária são os principais fatores para esse crescimento de casos.

“Tivemos um aumento de mais de 400% de 2005 para 2006 somente no primeiro semestre deste ano. A partir do segundo semestre de 2005 houve esse incremento, principalmente nos pólos-base do Estado do Amazonas, que representa cerca de 85% a 90% da malária na área Yanomami. Essa situação se desencadeou de forma significativa a partir do segundo semestre de 2005, depois que entrou a transmissão no pólo-base Ajuricaba e foi para a Missão do Aracá, onde atuam os Missionários das Novas Tribos, onde houve dois óbitos pela doença”, disse.

Apesar do último caso de morte ser registrado em 2000, o trabalho de investigação na missão Araçá constatou que a malária entrou pelo Ajuricaba, no Município de Barcelos (AM). “Essa transmissão estava muito alta em todas as localidades do interior e se espalhou”, destacou.

Entre os principais fatores, Oneron explicou que em Barcelos os índios têm contato com os ribeirinhos durante a extração de cipó. “Na verdade, essa malária entrou por pescadores, através do Ajuricaba, e a partir daí a transmissão se instalou”, comentou. Desde o ano passado que a Funasa vem dando apoio na área do Amazonas, com o plano emergencial feito pela coordenação em parceria com o Estado Amazonas.

“Houve um compromisso pelo nível central da Fundação para a compra de equipamentos e insumos que precisávamos, mas isso não foi viabilizado. Porém, somente a coordenação viabilizou e tomou a iniciativa. Então, requisitamos servidores que estavam descentralizados no município para reforçar a equipe da Funasa para fazermos o trabalho”, explicou.

Oneron confirmou que em Roraima os casos foram incrementados também, principalmente em locais relacionais a garimpos clandestinos dentro da área Yanomami. “Esse ano houve um aparecimento muito maior de garimpos dentro da área, desde o ano passado para cá, coincidindo com o aumento da malária nesses locais, como Parafuri, Arathaú, Ericó, Paapiu Novo e Hixiu”, declarou.

A instabilidade dos convênios com as prestadoras de serviços na área Yanomami foi um dos fatores enfatizados pelo médico para o crescimento da malária, devido à falta de estabilidade das ações de busca ativa. “Essa falta de estabilidade com as conveniadas contribuiu muito para a disseminação e a falta de sustentabilidade das ações que a gente fez. Quando estávamos estabilizando a situação, tanto a Secoya [Serviço de Cooperação do Povo Yanomami] quanto a Fubra saíram de campo”.

A área ficou praticamente desassistida em plena epidemia de malária e somente as equipes da Fundação entraram em campo. “Hoje temos 2.478, com uma incidência média de 15% de toda a população indígena, com um aumento de 444% em relação ao mesmo período de 2005”, comentou.

Cerca 87% das malárias são do tipo vivax, a de menor gravidade. “Nos meses de abril e maio deste ano foram registradas duas mortes por malária na região do Padauri, quando não tinha ninguém em área, porque estávamos em outra localidade. Uma foi na localidade de Larraca, de uma criança. Ela recebeu o diagnóstico e o tratamento via radiofonia, para que o agente realizasse o tratamento, mas ele não fez”.

O outro óbito aconteceu no posto da Funai no Padauri, no mês de maio, também de uma criança de 3 anos. “Falta confirmar o tipo, mas pela parte clínica foi morte por malária. Essa criança estava acompanhando os pais que foram retirar piaçaba”, destacou.

EXAMES - Nos primeiros seis meses foram colhidas 45.594 lâminas na população de 15.686 índios, dando uma média de três lâminas por paciente. “Isso é devido a nossa metodologia de controle, porque trabalhamos buscando novos casos e esgotar a fonte de infecção humana e a fonte de infecção vetoral, para interromper transmissão no local”, analisou Oneron Pithan.

O trabalho vem sendo desenvolvido desde setembro na área do Amazonas, nos principais pólos-base onde surgiu a malária. Dos 37 pólos-base, até maio desde ano, eram 16 pólos com transmissão da malária. O restante dos 19 pólos está sem transmissão da doença.

“Seis pólos, sendo eles Parafuri Toototobi, Balawa-ú, Marari, Padauiri e Marauiá, representam cerca de 85% do total de casos notificados de malária. Essas áreas são as mesmas que estamos trabalhando. O que tem acontecido é uma situação de falta de sustentabilidade das ações, devido às interrupções e também a falta de controle da malária no Município de Barcelos. Não adianta a gente fazer um controle para interromper a transmissão e manter a mesma fonte de transmissão do município nas localidades ribeirinhas”, analisou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.