Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 22 - Julho - 2006
Titulo: FUNASA - Funcionários da FUB ameaçam paralisar
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

O atraso no pagamento dos salários aos servidores contratados pela FUB (Fundação Universidade de Brasília), para prestar serviço à Funasa (Fundação Nacional de Saúde), pode resultar em mais uma paralisação da categoria. Ontem completaram-se 21 dias que os profissionais estão sem receber seus vencimentos.

Caso decidam interromper os serviços, esta será a sétima vez, em menos de dois anos, que os servidores paralisam as atividades pelo mesmo motivo. Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores das Áreas Indígenas de Roraima, Rondinelle Rodrigues, a categoria vem enfrentando há um ano e meio sucessivos atrasos de pagamento dos salários.

“Infelizmente só há pagamento quando acontece manifesto e eles [Funasa] pagam”, lamentou ao complementar que a categoria está desgastada com esses movimentos, porque interrompe os serviços de saúde nas áreas indígenas.

Mesmo sabendo que a paralisação é a forma mais eficaz para cobrar o pagamento, o sindicato afirmou que o grupo quer criar outra estratégia no sentido de resolver o impasse, tendo em vista que o problema dura há quase dois anos.

Rondinelle Rodrigues informou que será elaborado um relatório, contendo todas as manifestações da categoria e as conseqüências das paralisações, como aumento do índice de malária, agravo das doenças respiratórias e diminuição dos resultados nos programas de saúde.

“A idéia é levar o documento em mãos com amparo do Conselho Indígena”, frisou o representante da categoria ao ressaltar que os índios já estão revoltados com a situação e se articulam para tomar providências em favor dos servidores.

Ele ressaltou ainda que a preocupação da categoria não é só o fato de o salário estar atrasado há 21 dias, mas também a incerteza no pagamento, isso porque não existe um calendário e, todos os meses, os servidores ficam sem saber quando vão receber. “Esse pagamento ainda é referente ao convênio de 2005/2006”, lembrou.

FUNASA - O coordenador da Funasa, Ramiro Teixeira, disse que reconhece o atraso do pagamento e já enviou um ofício para o presidente da fundação, Paulo Lustosa, solicitando urgência na liberação dos recursos. Ele acredita que o atraso se deve às questões administrativas, tendo em vista que recentemente houve a renovação do contrato com a prestadora FUB.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.