Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 2 - Abril - 2007
Titulo: Avião desaparece em área indígena
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) está coordenando as buscas a um avião monomotor desaparecido desde o último sábado, dia 31, em área indígena do Estado. Quatro aviões e um helicóptero estão comandando as buscas na área próxima à Missão Catrimani, localizada no Município de Caracaraí, região oeste de Roraima, onde o avião foi localizado pela última vez no radar.

O avião transportava agendes de saúde da Diocese de Roraima para a área indígena Yanomami para fazer uma troca de rotina dos funcionários, quando desapareceu. A região onde as buscas estão sendo realizadas é de difícil acesso, cercada por floresta. Ainda não há uma versão oficial sobre o possível paradeiro do monomotor, que transportava três pessoas, sendo dois passageiros e o piloto.

O vôo da agência de táxi aéreo Paramazônia, de Manaus (AM), saiu de Boa Vista por volta de 16 horas de sábado e desapareceu do radar por volta de 17h30, segundo informações fornecidas pela Anac (Agência Nacional de Avião Civil). Os funcionários da Anac não quiseram prestar outras informações, informando que a Infraero estava comandando as operações.

Na Diocese de Roraima o bispo Dom Roque Paloschi confirmou o desaparecimento da aeronave. Segundo informações da Diocese, estavam na aeronave o auxiliar de epidemiologia Marcos Xavier Cardoso e o técnico de enfermagem Darciel Santos Carvalho. O nome do piloto não foi confirmado.

“O rastreamento realizado com três aviões e um helicóptero não teve até agora nenhum resultado. Estamos aguardando e a única coisa que sabemos é que está desaparecido em uma área de difícil acesso”, disse Dom Roque.

O Pronto Socorro Estadual de Boa Vista, único do Estado, já foi acionado para receber os possíveis feridos. Até o fechamento da matéria, às 17 horas, o avião ainda não havia sido localizado.

SAÚDE – O bispo Dom Roque explicou que a Diocese presta serviços à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em quatro áreas indígenas de Roraima, inclusive a Missão Catrimani. São 44 funcionários que passam em média 15 dias na área indígena Yanomami. As tribos têm pouco contato com a civilização e em todos os locais só se chega de avião. Na região as chuvas estão constantes.

MISSÃO - A Missão Catrimani foi fundada pelos missionários da Consolata e conta com um total de 505 indígenas Yanomami, divididos em doze grupos ou etnias. O complexo tem várias casas que servem de apoio para as missões de saúde da Funasa.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.