Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 3 - Abril - 2007
Titulo: Chuvas atrapalham as buscas de avião
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Chuvas atrapalham as buscas de avião

O salvamento aéreo da Aeronáutica sediado em Manaus (AM) encerrou pelo 3º dia consecutivo as buscas ao avião monomotor Cesna 206, prefixo KBA, que está desaparecido desde as 17h de sábado, 31 de março, na reserva indígena Yanomami, com três pessoas a bordo.


Avião que desapareceu é um Cesna 206 do mesmo modelo do que
aparece na foto acima

Segundo informações do tenente Angeloti, que trabalha no monitoramento das equipes de salvamento, as chuvas e o nevoeiro que cobre a região estão atrapalhando as buscas pela aeronave desaparecida.

“O tempo tem dificultado as buscas. Ontem [domingo] estava chovendo muito e hoje [segunda-feira] a região está muito encoberta, o que dificulta a visualização. Encerramos as operações por hoje, mas amanhã de madrugada [hoje] estaremos novamente reforçando as buscas”, disse.

Dois aviões Bandeirantes, um avião Búfalo, além de um helicóptero pertencentes à Aeronáutica estão sobrevoando a selva amazônica, onde a aeronave foi detectada pelo radar pela última vez.

A empresa Panamazônia, proprietária do avião que desapareceu, também está com três aviões monomotores auxiliando o trabalho das equipes de resgate. A partir de terça-feira, o salvamento terá reforço de mais um helicóptero ao retomar as buscas.

O CASO - O Cesna desapareceu do radar dos controladores de vôo em Roraima no sábado, por volta de 17h30. O avião transportava agentes de saúde da Diocese de Roraima para a área indígena Yanomami para fazer uma troca de rotina dos funcionários, quando sumiu misteriosamente.

Estavam na aeronave além do piloto Paulo Lopes, o auxiliar de epidemiologia Marcos Xavier Cardoso e o técnico de enfermagem Darciel Santos Carvalho. Os profissionais eram levados para prestar atendimento aos índios da Missão Catrimani, que fica ao oeste do Estado, no Município de Caracaraí.

Familiares e católicos fazem orações pelos desaparecidos

Os familiares dos desaparecidos ainda não quiseram fazer contato com a imprensa. Por telefone, uma das irmãs de um dos agentes desaparecidos pediu para ainda não ser identificada. Ela afirmou que seu pai é muito idoso, está doente e não sabe do desaparecimento do filho. “Estamos desesperados pela falta de notícias”, afirmou.

Também bastante apreensivo, o bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, disse que tem, junto com a comunidade católica, intensificado os momentos de oração pelas famílias e pelas pessoas que estavam no avião. Ele está esperançoso de que o avião tenha feito um pouso forçado e reza para que estejam todos bem.

MISSÃO - A Missão Catrimani foi fundada pelos missionários da Consolata e conta com um total de 505 indígenas Yanomami, divididos em doze grupos ou etnias. São várias casas que servem de apoio para as missões de saúde da Funasa.

A Diocese presta serviços à Funasa em quatro áreas indígenas de Roraima, inclusive a Missão Catrimani. São 44 funcionários que passam em média 15 dias na reserva. Nesses locais só se chega de avião. Na região as chuvas estão constantes devido ao início do inverno.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.