Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 25 - Abril - 2007
Titulo: Davi Kopenawa denuncia crise no Distrito Sanitário Yanomami em encontro de lideranças indígenas em Brasília
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 84

Untitled Document

Davi Kopenawa denuncia crise no Distrito Sanitário Yanomami em encontro de lideranças indígenas em Brasília

A degeneração do atual sistema de saúde indígena, evidenciada pela volta do crescimento da malária, e o retorno sistemático de garimpeiros à Terra Indígena Yanomami (TIY) (Ver Boletins 34, 43, 45, 47, 63, 65, 72, 73, 78) foram os temas do discurso de Davi Kopenawa Yanomami, presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY) na abertura do Acampamento Terra Livre em Brasília.

O evento, organizado pelo Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI), reúne cerca de mil representantes de populações indígenas de todo o Brasil. Em entrevista coletiva no dia 16 de abril, Davi Kopenawa reforçou as críticas de outras lideranças indígenas que vêem como uma das principais razões para a crise no sistema a “deturpação do modelo original que previa autonomia política, administrativa e financeira dos Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs)”, o que provocaria o “atrelamento dos serviços aos interesses políticos partidários, com o constante loteamento de cargos dentro da Funasa”, segundo documento divulgado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Tais críticas fazem coro às denúncias tantas vezes veiculadas por representantes yanomami desde as mudanças no sistema de atendimento em 2004 determinadas pelas Portarias Ministeriais 69 e 70, sem qualquer tipo de retorno (Ver Comunicado Urihi Urgente – 19/01/2007). A inexistência de espaços reais de diálogo, onde as demandas e opiniões dos representantes indígenas teriam peso, foi apontada reiteradas vezes pelos Yanomami (Ver Boletins 70, 72, 73, 75 e 77 e Comunicado Pró-Yanomami de 24/11/05) e também fazem parte da pauta do Acampamento Terra Livre.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.