Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 25 - Abril - 2007
Titulo: Yanomami agradecem apoio de estudantes norte-americanos em campanha de repatriação de amostras de sangue e DNA
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 84

Untitled Document

Yanomami agradecem apoio de estudantes norte-americanos em campanha de repatriação de amostras de sangue e DNA

Diretores da Hutukara Associação Yanomami (HAY) enviaram carta aos estudantes norte-americanos que têm apoiado publicamente a devolução das amostras de sangue dos Yanomami que se encontram nos Estados Unidos. As amostras foram coletadas durante as décadas de 1960 e 1970 por equipes de pesquisadores norte-americanos que não seguiram procedimentos de consentimento informado em pesquisa ao deixarem de esclarecer os reais objetivos e intenções dos trabalhos aos Yanomami.

O sangue é mantido até hoje em instituições norte-americanas, após ter sido reprocessado na década de 1990, permitindo a extração de material genético para novas pesquisas, também sem o consentimento dos Yanomami, que desconheciam a persistência em locais distantes de vestígios biológicos dos parentes já falecidos (Ver Boletins 11, 23, 25, 26, 32, 41, 59, 76 e 82).

Carta

Nós diretoria da Hutukara Associação Yanomami escrevemos esta carta para o público dos Estados Unidos. Eu sou liderança tradicional Davi Kopenawa Yanomami, estamos escrevendo esta carta para lhe dizer: muito obrigado.

Eu espero que vocês continuem lutando com muita coragem pelo nosso sangue Yanomami, nós estamos muito contentes que vocês estão batalhando para poder conseguir buscar nosso sangue de volta para o povo Yanomami. Porque os nossos grandes pajés estão lutando também, pelo nosso direito para poder buscar o nosso próprio sangue, origem do povo de Omama, nós temos direito a reclamar. Porque é sangue dos nossos pais, mães e irmãos que já morreram de doenças dos brancos.

Nós, Yanomami estamos muito revoltados porque os brancos não sabem respeitar a sociedade dos povos da terra tradicionais, então, meus amigos, nós estamos falando isto, porque nós estamos lembrando muito dos meus pais que já foram mortos de doença dos homens brancos, nós somos Yanomami brasileiros queremos que homens e sociedade respeitem nosso sangue. Solicitamos a vs. Senhoria que tome providência imediatamente.

Já faz pelo menos quarenta e quatro anos guardando nosso sangue na geladeira, será que este homem faz picolé de sangue do meu povo Yanomami? Agora nós já sabemos, ele é homem morcego e carapanã grande! Com vocês, nossos amigos, nós estamos muito contentes que vocês mandaram dez mil dólares, para fortalecer a sede da Hutukara Associação Yanomami na cidade de Boa Vista-RR, para defendermos meu povo tradicional Yanomami, nós queremos que vocês tenham gostado da nossa fala. Atenciosamente, thë ã kutaoma.

Grande abraço a todos vocês.

Assinaturas:

  • Davi Kopenawa Yanomami-Presidente da Hutukara Associação Yanomami
  • Geraldo Kuesi thëri Yanomami Vice-Presidente da HAY
  • Mateus Ricardo Sanöma-1º Primeiro secretário da HAY
  • Emílio Sisipino Yanomami-2º Segundo secretário da HAY
  • Dário Vitório Kopenawa Yanomami-Tesoureiro da HAY

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.