Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 23 - Maio - 2007
Titulo: HUTUKARA - Índios Yanomami acompanham sessão no Tribunal de Justiça
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

HOTUKARA - Índios Yanomami acompanham sessão no Tribunal de Justiça

Fazendo parte das atividades do projeto implantado pela Hotukara Associação Yanomami de formação dos gestores no sistema político, financeiro e jurídico adotado pelas organizações não-indígenas, um grupo formado por mais de dez membros da associação acompanharam a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Roraima.

Aproximadamente 46 comunidades da Reserva Indígena Yanomami têm representantes na Hotukara, que foi criada em 2005. Um dos objetivos da associação é a defesa do povo dentro e fora da área, nos segmentos cultural, ambiental, educacional e de saúde.


Índios presentes à sessão fazem parte da Hotukara Associação Yanomami

O assessor da entidade, Janilson da Silva Castro, explicou que o curso de formação está planejado para 120 dias, dividido em três fases. A primeira começou dia 26 de abril e termina em 07 de junho. Nesta semana os integrantes iniciaram estudos sobre a Constituição Federal e o contexto histórico-cultural.

A convite do procurador Edson Damas, que se propôs em ministrar oficinas nesta semana para os membros da associação, atendendo à solicitação da própria Hotukara, os indígenas assistiram a sessão do Pleno de ontem. Na parte da tarde, se reuniram para discutir mais a fundo a visita.

A experiência, não apenas da visita ao TJ, mas das oficinas que estão participando, vai servir como conhecimento para gestão da associação, já que o modelo da entidade é de organização não-indígena. Pelo sistema político, financeiro e jurídico da entidade ser novo aos olhos dos representantes indígenas, é que eles estão passando pela capacitação.

Segundo o assessor, as histórias dos contatos que o povo yanomami teve com garimpeiros e fazendeiros, ocasionaram uma série de epidemias, problemas de invasões e agressões ao longo de quatro décadas. O resultado desse contato foi a baixa de mais de quatro mil indígenas no final de década de 80, início de 90. “Muitos morreram em conflitos, doenças de poluição”, disse.

Devido à série de problemas, conforme relatou Janilson, criou-se a necessidade de criação de uma organização formada pelos próprios indígenas, e que tivesse representatividade legal juridicamente. Dentro do contexto da Constituição Federal, entre outros pontos, foram abordados os três poderes, mas com ênfase ao Judiciário.

Para o indígena Tino Yanomami, que pela primeira assistiu a uma sessão do Pleno, a experiência foi classificada como positiva, no sentido de conhecer melhor o sistema dos não-índios. Mais informado, ele acredita que será possível para os membros da Hotukara defenderem e cuidarem melhor dos direitos do povo yanomami. (R.L.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.