Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 1 - Junho - 2007
Titulo: Índios Yanomami conhecem o Legislativo
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Índios Yanomami conhecem o Legislativo

Acompanhado do procurador do Ministério Público Estadual (MPE) Edson Damas, um grupo de 16 Yanomami assistiu a sessão ordinária e conheceram um pouco do funcionamento da Assembléia Legislativa, na manhã de quinta-feira.


Os Yanomami estavam acompanhados pelo procurador Edson Damas

Damas explicou que está contribuindo para a participação dos indígenas como parte da Oficina de Capacitação e Formação de Gestores coordenada pela Associação Hutukara dos povos Yanomami, sob a coordenação do líder indígena David Kopenawa.

Segundo o procurador, a iniciativa partiu da própria comunidade que, ao realizar uma oficina de aprendizado com a duração de três meses, pediu auxílio ao MPE para que lhe desse assistência e acompanhamento junto aos Poderes Legislativo e Judiciário, como forma de socializar os indígenas na execução e competência de cada instituição.

“Sem dúvida, uma ação importante para a comunidade indígena que busca conhecer a atuação dos parlamentares e juízes, que merece nossa atenção e colaboração nesta importante iniciativa que possibilita o aprofundamento deste trabalho de base e pesquisa aos órgãos e instituições do Estado de Roraima”, disse.

O índio Ivan Daniel disse que está sendo possível estabelecer conhecimentos para serem aplicados de forma prática na comunidade, principalmente com relação aos direitos e deveres dos povos indígenas e a aproximação com as leis e diretrizes que regem o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“É uma iniciativa inédita para o nosso povo. Pela primeira vez uma comitiva de Yanomami se desloca de sua comunidade para buscar conhecimentos que serão discutidos junto com os demais membros, como forma de estabelecer nossos direitos e obrigações legalmente estabelecidas pela Constituição Federal”, afirmou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.