Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 2 - Junho - 2007
Titulo: Líder indígena critica atuação da Funasa em área yanomami
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

O líder yanomami Davi Kopenawa, em entrevista ao CCPY, fez duras críticas à atuação da Funasa na região yanomami.

Segundo o líder indígena, dinheiro não é problema, o problema é pessoal. Ele diz que falta diálogo com as lideranças da Funasa. Disse que os recursos enviados por Brasília para comprar equipamento, remédio e pagar funcionários está voltando para Brasília.

“O pessoal da Funasa não conversam com ninguém, não nos falam nada, não falam, não explicam. Eles só explicam quando a gente vai lá conversar. É somente isso que é dito, que o dinheiro é repassado mas enviam de volta para Brasília, isso eu não entendo.

Davi afirmou que a Funasa toma os Yanomami como ignorantes e que está sendo gasto muito dinheiro com aviões e pouco com saúde indígena.

“Nos tomam como ignorantes. Gastaram muito com aviões, a saúde enfraqueceu, as doenças aumentaram. Gripe, que para os Yanomami é forte, vira pneumonia. Quando não tem remédio no pólo-base, vai fazer o que, dar água para curar pneumonia? Por isso que ficam mandando muitos Yanomami lá pra Casa do Índio (Boa Vista, RR). Para mim, isso não é bom. Eu não gosto de só ficarem fazendo remoção em avião. Eles fazem remoção porque nem tem remédio no posto”, denunciou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.