Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 13 - Junho - 2007
Titulo: Novo curso de formação de professores yanomami na região de Auaris
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 86

Untitled Document

Novo curso de formação de professores yanomami na região de Auaris

Começou o sétimo Curso de Formação de Professores Yanomami na região de Auaris, situada a noroeste da Terra Indígena Yanomami (TIY). Participaram 36 professores de oito regiões: Auaris, Toototobi, Demini, Papiu, Kayana u, Homoxi, Balawaú e Catrimani I. Durante um mês, os professores participam de aulas e de atividades das disciplinas de Língua Portuguesa, Antropologia, Direito Indígena e Pedagogia.

Trata-se do primeiro curso de grande porte na região e o terceiro a ser realizado na TIY, após um intervalo de cinco anos. Em 2001, ocorreu o primeiro curso de formação na região da Missão Catrimani, e no ano seguinte em Ajuricaba (AM). Os demais cursos foram realizados na capital Boa Vista (RR). Além dos assessores do Programa de Educação Intercultural (PEI) da CCPY, participaram um professor Wapichana da região do Contigo indicado pela OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), uma representante da SECD (Secretaria de Educação e Desporto de Roraima) e uma representante da Funai.

Para a realização desse curso, a CCPY contou com o apoio de várias instituições: a Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro, a Funai e a Rain Forest Foundation (Noruega). Repetindo o mesmo tipo de apoio dado durante o III Curso em 2003, a Força Aérea Brasileira transportou os professores Yanomami e os assessores de Surucucu até Auaris. O Exército Brasileiro cedeu a sala de aula e toda a estrutura para o uso de computadores, equipamentos e internet do 5º Pelotão Especial de Fronteira localizado em Auaris. A Funai, por sua vez, auxiliou com parte do transporte aéreo dos professores no retorno às suas regiões de origem. A Rain Forest Foundation apoiou parte do transporte aéreo dos professores, alimentação, material escolar e didático e pagamento da equipe do PEI.

O VII Curso faz parte do Projeto Yarapiari de formação de professores yanomami desenvolvido pela CCPY no Magistério Indígena de nível médio, concomitante a sua própria escolarização no Ensino Fundamental e Médio. De acordo com o Projeto Yarapiari, a formação de professores yanomami se dá em quatro modalidades: curso intensivo; acompanhamento pedagógico in loco (estágio supervisionado); estudo autônomo e pesquisa; e intercâmbio com outras escolas indígenas.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.