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Novo curso de
formação de professores yanomami na região de Auaris
Começou
o sétimo Curso de Formação de Professores Yanomami na região
de Auaris, situada a noroeste da Terra Indígena Yanomami (TIY). Participaram
36 professores de oito regiões: Auaris, Toototobi, Demini, Papiu, Kayana
u, Homoxi, Balawaú e Catrimani I. Durante um mês, os professores
participam de aulas e de atividades das disciplinas de Língua Portuguesa,
Antropologia, Direito Indígena e Pedagogia.
Trata-se
do primeiro curso de grande porte na região e o terceiro a ser realizado
na TIY, após um intervalo de cinco anos. Em 2001, ocorreu o primeiro
curso de formação na região da Missão Catrimani,
e no ano seguinte em Ajuricaba (AM). Os demais cursos foram realizados na capital
Boa Vista (RR). Além dos assessores do Programa de Educação
Intercultural (PEI) da CCPY, participaram um professor Wapichana da região
do Contigo indicado pela OPIR (Organização dos Professores Indígenas
de Roraima), uma representante da SECD (Secretaria de Educação
e Desporto de Roraima) e uma representante da Funai.
Para a realização desse curso, a CCPY contou com o apoio de várias
instituições: a Força Aérea Brasileira, o Exército
Brasileiro, a Funai e a Rain Forest Foundation (Noruega). Repetindo o mesmo
tipo de apoio dado durante o III Curso em 2003, a Força Aérea
Brasileira transportou os professores Yanomami e os assessores de Surucucu até
Auaris. O Exército Brasileiro cedeu a sala de aula e toda a estrutura
para o uso de computadores, equipamentos e internet do 5º Pelotão
Especial de Fronteira localizado em Auaris. A Funai, por sua vez, auxiliou com
parte do transporte aéreo dos professores no retorno às suas regiões
de origem. A Rain Forest Foundation apoiou parte do transporte aéreo
dos professores, alimentação, material escolar e didático
e pagamento da equipe do PEI.
O VII Curso faz parte do Projeto Yarapiari de formação de professores
yanomami desenvolvido pela CCPY no Magistério Indígena de nível
médio, concomitante a sua própria escolarização
no Ensino Fundamental e Médio. De acordo com o Projeto Yarapiari, a formação
de professores yanomami se dá em quatro modalidades: curso intensivo;
acompanhamento pedagógico in loco (estágio supervisionado); estudo
autônomo e pesquisa; e intercâmbio com outras escolas indígenas.