Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 12 - Junho - 2007
Titulo: Índios querem espaço no Google Earth
Fonte: Inclusão Digital

Untitled Document

Índios querem espaço no Google Earth

A tribo indígena Suruí, de Rondônia, está negociando um acordo com o Google para incluir nomes de locais conhecidos e informações da tribo no programa de imagens de satélite Google Earth.

A parceria ainda prevê que os Suruís forneçam mapas da região e possam visualizar áreas de desmatamento ao redor da tribo. Palavras na língua tupi mundé também devem ser incluídas nas buscas do Google e a empresa vai enviar professores para ensinar os índios a utilizarem o computador. Leia a reportagem completa no caderno Economia & Negócios desta terça-feira no Estado.

O projeto não é o primeiro a fornecer imagens de satélites a índios. No site www.proyanomami.org.br, da etnia yanomami, há uma série de fotos da região onde ficam as aldeias. Outro programa, em 2003, levou imagens de satélite às tribos ao redor de Oiapoque, no Amapá. No mesmo ano, a ONG Comitê pela Democratização da Informática levou um programa de inclusão digital para aldeias indígenas.

Não faltam páginas com imagens de satélite na internet, embora a grande parte seja destinada a pesquisadores e regadas de termos técnicos. Confira os sites da Embrapa
www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br, www.urbanizacao.cnpm.embrapa.br e www.queimadas.cnpm.embrapa.br. O Instituto de Pesquisas Espaciais também traz fotos e informações sobre queimadas e desmatamentos em www.obt.inpe.br/prodes/, http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/, http://www.dgi.inpe.br/CDSR/, http://www.dpi.inpe.br/prodesdigital/prodesmunicipal.php.

Para conhecer mais sites sobre os povos indígenas acesse as páginas da Funai e do Museu do Índio.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.