Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 25 - Junho - 2007
Titulo: Davi Kopenawa: “ Lula nos enganou”
Fonte: O Globo

Untitled Document Davi Kopenawa : “ Lula nos enganou”
Corpo a corpo

Davi Yanomami

O napë pë, que significa homem branco para os Yanomami, que se cuide. O líder Davi Yanomami já mandou recado para o presidente da Funai, Márcio Meira, avisando que não vai permitir mineração em terra indígena. Seu engajamento começou nos anos 80.

O Globo: O governo está convencido que a mineração vai ajudar a pôr fim nos garimpos em terra indígena. O senhor concorda com essa avaliação?

Davi Yanomami: Eu sou contra. Lula nos enganou. Porque eu sou filho da Amazônia. Eu nunca vi mineração fazer coisas boas. Eles chegam e fazem um grande buraco. É por isso que não quero o governo mexendo com nossa terra Yanomami demarcada.

O Globo: Mas o governo acredita que a mineração é menos prejudicial?

Davi Yanomami: Eu não acredito. Para a gente, dinheiro é pequeno, mas para eles é grande. Não sei quantos por cento eles vão dar para os índios. Mas sei que é pouco, muito pouco. E a vida da natureza é grande. É maior do que qualquer dinheiro. Vale mais que dinheiro, porque dinheiro acaba. Nós, Yanomani, que preservamos a natureza há muitos anos, não queremos mineração. Nós queremos que nossa terra seja respeitada. Nós vamos morrer de fome quando a mineração chegar e entrar na terra Yanomami.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.