Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 28 - Julho - 2007
Titulo: Reunião para avaliar saúde indígena Yanomami continua
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document Reunião para avaliar saúde indígena Yanomami continua
Da Redação

O encerramento da VIII Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Y’ekuana (Condisi-Y) foi adiado para hoje. Segundo a coordenação do evento, não foi possível concluir os trabalhos devido à ampla participação dos representantes das comunidades indígenas e das conveniadas prestadoras de serviço da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A eleição da nova diretoria do Condisi-Y prevista para acontecer ontem também foi adiada. Segundo o chefe substituto do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei Y), Eurico Vasconcelos, a eleição deverá acontecer em outra data, pois o grupo pretende primeiro concluir os trabalhos de revisão do Estatuto e Regimento do Condisi para depois então eleger uma nova diretoria.

Eurico informou também que poderá ser criada hoje, uma comissão para dar continuidade à revisão do Regimento e Estatuto do Condisi, caso não seja possível concluir os trabalhos até o final do dia. Essa comissão continuará em Boa Vista e concluirá a revisão na próxima semana.

A reunião do conselho teve início quarta-feira (25), na Casa de Estudos da Funasa com a participação de 30 membros do conselho, formado por 15 representantes conselheiros das comunidades indígenas e por 15 representantes das entidades e órgãos responsáveis pela saúde em Roraima.

O encontro tem como objetivo avaliar a prestação de serviços de saúde aos povos indígenas do Distrito Yanomami. Na pauta foram abordados temas relativos à prestação de saúde aos indígenas, tais como avaliação dos serviços, prestação de contas das conveniadas do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e da Core/RR/Funasa, além da elaboração do Plano Distrital de 2008/2010.

PLANO – O Plano Distrital de Saúde é o conjunto de ações planejadas para a saúde indígena a serem executadas no período de 2008/2010. Segundo a chefe do Dsei Y, Joana Claudete, estas ações são elaboradas em conjunto com os membros do Conselho Distrital de Saúde, usuários (indígenas), Coordenação Regional da Funasa/RR e as conveniadas prestadoras de serviços.

O conselho é formado paritariamente por representantes indígenas e de órgãos e instituições ligadas à saúde indígena. Uma vez aprovado pelo conselho, o plano serve de orientação das ações propostas e pactuadas para o período proposto de dois anos.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.