Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: Visita do secretário estadual de educação à TIY
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 87

Untitled Document

Visita do secretário estadual de educação à TIY

Durante o curso de formação foi realizada em Auaris, TIY, reunião envolvendo professores yanomami, lideranças locais e autoridades governamentais. O encontro se deu no dia 7 de junho e dele participaram Luciano Moreira, Secretário de Estado da Educação de Roraima, Natalina Messias, do Núcleo de Educação Indígena (NEI), Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), integrantes da CCPY e membros do Ministério Público Federal. A reunião ocorreu logo após a assinatura do decreto de criação das 24 escolas yanomami (ver Boletim 86). Na pauta, a necessidade da continuidade da formação de professores, contemplando os veteranos e outros que no momento não participam do programa, além dos que proventura surgirem junto a novas turmas em outras localidades da TIY. Além destas reivindicações, outras referentes às necessidades físicas das escolas, como a manutenção das estruturas e o envio de material escolar e pedagógico.

Davi Kopenawa afirmou ainda estar preocupado com o futuro das escolas yanomami, principalmente no que se refere ao diálogo com o Estado. Ressaltou ainda a importância da escola yanomami, cuja particularidade está no objetivo geral de servir aos Yanomami para ajudá-los a preservar a floresta. Segundo Davi, ao contrário do que aconteceu em outras experiências com escolas indígenas, como no caso de escolas makuxi onde a língua materna foi proibida, a escola yanomami deve ser respeitada pelo seu enraizamento na proposta de fortalecimento da cultura.

Na ocasião, Luciano Moreira reforçou o compromisso do governo estadual em apoiar as escolas yanomami através do Projeto Yarapiari. Para tanto, mencionou a possibilidade de implantação de propostas de educação à distância, que envolveriam o uso de computadores e internet nas comunidades. Quanto às demandas relacionadas inicialmente pelos Yanomami, garantiu que o Estado proverá as escolas e buscará parcerias para tanto, principalmente referentes à viabilidade de transporte para a terra indígena, principal fator impeditivo, dados os altos custos.

É a segunda ocasião na qual um Secretário de Educação visita a TIY se comprometendo a apoiar as escolas indígenas.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.