Durante
o curso de formação foi realizada em Auaris, TIY, reunião
envolvendo professores yanomami, lideranças locais e autoridades
governamentais. O encontro se deu no dia 7 de junho e dele participaram
Luciano Moreira, Secretário de Estado da Educação
de Roraima, Natalina Messias, do Núcleo de Educação
Indígena (NEI), Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação
Yanomami (HAY), integrantes da CCPY e membros do Ministério Público
Federal. A reunião ocorreu logo após a assinatura do decreto
de criação das 24 escolas yanomami (ver
Boletim
86). Na pauta, a necessidade da continuidade da formação
de professores, contemplando os veteranos e outros que no momento não
participam do programa, além dos que proventura surgirem junto
a novas turmas em outras localidades da TIY. Além destas reivindicações,
outras referentes às necessidades físicas das escolas, como
a manutenção das estruturas e o envio de material escolar
e pedagógico.
Davi Kopenawa
afirmou ainda estar preocupado com o futuro das escolas yanomami, principalmente
no que se refere ao diálogo com o Estado. Ressaltou ainda a importância
da escola yanomami, cuja particularidade está no objetivo geral
de servir aos Yanomami para ajudá-los a preservar a floresta. Segundo
Davi, ao contrário do que aconteceu em outras experiências
com escolas indígenas, como no caso de escolas makuxi onde a língua
materna foi proibida, a escola yanomami deve ser respeitada pelo seu enraizamento
na proposta de fortalecimento da cultura.
Na ocasião,
Luciano Moreira reforçou o compromisso do governo estadual em apoiar
as escolas yanomami através do Projeto Yarapiari. Para tanto, mencionou
a possibilidade de implantação de propostas de educação
à distância, que envolveriam o uso de computadores e internet
nas comunidades. Quanto às demandas relacionadas inicialmente pelos
Yanomami, garantiu que o Estado proverá as escolas e buscará
parcerias para tanto, principalmente referentes à viabilidade de
transporte para a terra indígena, principal fator impeditivo, dados
os altos custos.
É
a segunda ocasião na qual um Secretário de Educação
visita a TIY se comprometendo a apoiar as escolas indígenas.