Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: TIY é considerada como área de alta prioridade para a conservação ambiental
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 87

Untitled Document

TIY é considerada como área de alta prioridade para a conservação ambiental

A Terra Indígena Yanomami (TIY) é incluída como área de prioridade extremamente alta para a conservação ambiental no mapa de áreas protegidas da Amazônia, prioritárias para a conservação da biodiversidade e distribuição de benefícios, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A inclusão reflete uma mudança no olhar sobre áreas conservadas na Amazônia, já que nos seminários realizados para a discussão sobre o assunto não havia consenso sobre qual estatuto atribuir às terras indígenas.

A CCPY, representada por Maurice Tomioka, participou do Terceiro Seminário de Áreas Prioritárias para Conservação em Manaus, nos dias 6 e 7 de dezembro, quando ocorreu tal discussão, fornecendo amplo material que permitiu a visualização da situação atual da TIY, cuja vulnerabilidade, expressa nas invasões de garimpeiros, fazendeiros e nas práticas ilegais de caça e pesca, se dá muitas vezes pela inexistência de outras fontes de recursos para algumas comunidades. Uma das conclusões é que as dinâmicas internas das comunidades yanomami garantem conservação dos sistemas naturais.

A participação da CCPY contribuiu para que durante a elaboração do mapa de áreas protegidas da Amazônia fosse levada em conta a questão da presença humana. Maurice Tomioka afirmou: “Como conseqüências futuras pode-se aferir que a devida importância desses territórios indígenas sejam traduzidas em contribuições inclusive materiais para os povos que protegem a Amazônia, em programas de conservação e desenvolvimento de ações acertadas com seus habitantes. Um desses exemplos é o GEF (Global Environment Fund), destinado exatamente a ações desse tipo”.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.