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Notícias CCPY Urgente
Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: Professores yanomami participam de seminário de pesquisadores indígenas
Fonte:
Boletim Pró-Yanomami Nº 87
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Professores yanomami participam
de seminário de pesquisadores indígenas
Os
professores yanomami Alfredo Himotono e Enio Mayanawa. acompanhados pela coordenadora
do PEI Lídia de Castro, participaram do Seminário “Experiências
Indígenas de Pesquisa e Registro de Conhecimentos Tradicionais”
realizado entre os dias 18 e 23 de junho, em Macapá (AP). O evento, organizado
pelo Iepé Instituto de Pesquisa e Formação em Educação
Indígena, reuniu representantes de 31 organizações-membro
da Rede de Cooperação Alternativa (RCA-Brasil) para discutir as
possibilidades e perspectivas da sistematização de conhecimentos
indígenas a partir dos contextos de elaboração de pesquisas
e formação de pesquisadores, professores e agentes agroflorestais.
Os
professores yanomami apresentaram as pesquisas desenvolvidas dentro do programa
de formação Yarapiari, destacando como essa prática tem
se tornado um outro instrumento para aprimorar o entendimento de determinados
aspectos das vidas dos não-indígenas. Foram apresentados vários
livros produzidos pelos professores e que foram frutos das pesquisas desenvolvidas,
como os referentes às viagens de intercâmbio ao Xingu e ao Acre
(ver
Boletim
44). Um dos produtos finais do seminário foi um manifesto enviado
ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) apresentando
as preocupações dos integrantes da RCA com a possibilidade de
interrupção das linhas de financiamento para programas de formação
de professores indígenas.
Além
dos representantes da Hutukara e CCPY, participaram membros das seguintes organizações:
Federação das Organizações Indígenas do Rio
Negro (FOIRN), Organização dos Professores Indígenas do
Acre (OPIAC), Wyty-Catë – Associação dos Povos Timbira
do Maranhão e Tocantins, , Conselho Indígena do Vale do Javari
(Civaja), Conselho das Aldeias Wajãpi – Apina, Associação
da Terra Indígena Xingu (ATIX), Associação dos Povos Indígenas
Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana (Apitikatxi), Associação do
Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC), Associação
da Escola Indígena Tukano Yupuri (AEITY), Associação Escola
Indígena Tuyuka – Utãpinapona (AEITU), Associação
Iakiô Panará (AIP), Associação da Comunidade Indígena
Gavião Aldeia Riachinho (Acigar), Associação Indígena
Moygu Comunidade Ikpeng (AIMCI), Organização Indígena Bacia
do Içana (OIBI), Organização dos Professores Indígenas
do Município de Oiapoque (OPIMO), Associação dos Professores
Terena do Município de Miranda (Aprotem), Associação dos
Povos Indígenas do Tumucumaque (Apitu), Instituto Socioambiental (ISA),
Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e Comissão Pró-Índio
do Acre (CPI-AC). Além deles, representantes da Funai, IPHAN, Ministério
do Meio Ambiente e de agências de cooperação internacional,
como USAID, OCTA e LASA.
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Coordenação Editorial: Bruce
Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista
CCPY)
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