Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: Professores yanomami participam de seminário de pesquisadores indígenas
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 87

Untitled Document

Professores yanomami participam de seminário de pesquisadores indígenas

Os professores yanomami Alfredo Himotono e Enio Mayanawa. acompanhados pela coordenadora do PEI Lídia de Castro, participaram do Seminário “Experiências Indígenas de Pesquisa e Registro de Conhecimentos Tradicionais” realizado entre os dias 18 e 23 de junho, em Macapá (AP). O evento, organizado pelo Iepé Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena, reuniu representantes de 31 organizações-membro da Rede de Cooperação Alternativa (RCA-Brasil) para discutir as possibilidades e perspectivas da sistematização de conhecimentos indígenas a partir dos contextos de elaboração de pesquisas e formação de pesquisadores, professores e agentes agroflorestais.

Os professores yanomami apresentaram as pesquisas desenvolvidas dentro do programa de formação Yarapiari, destacando como essa prática tem se tornado um outro instrumento para aprimorar o entendimento de determinados aspectos das vidas dos não-indígenas. Foram apresentados vários livros produzidos pelos professores e que foram frutos das pesquisas desenvolvidas, como os referentes às viagens de intercâmbio ao Xingu e ao Acre (ver Boletim 44). Um dos produtos finais do seminário foi um manifesto enviado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) apresentando as preocupações dos integrantes da RCA com a possibilidade de interrupção das linhas de financiamento para programas de formação de professores indígenas.

Além dos representantes da Hutukara e CCPY, participaram membros das seguintes organizações: Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), Wyty-Catë – Associação dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins, , Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja), Conselho das Aldeias Wajãpi – Apina, Associação da Terra Indígena Xingu (ATIX), Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana (Apitikatxi), Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC), Associação da Escola Indígena Tukano Yupuri (AEITY), Associação Escola Indígena Tuyuka – Utãpinapona (AEITU), Associação Iakiô Panará (AIP), Associação da Comunidade Indígena Gavião Aldeia Riachinho (Acigar), Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng (AIMCI), Organização Indígena Bacia do Içana (OIBI), Organização dos Professores Indígenas do Município de Oiapoque (OPIMO), Associação dos Professores Terena do Município de Miranda (Aprotem), Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque (Apitu), Instituto Socioambiental (ISA), Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC). Além deles, representantes da Funai, IPHAN, Ministério do Meio Ambiente e de agências de cooperação internacional, como USAID, OCTA e LASA.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.