Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: CCPY participa de encontro transfronteiriço de organizações indígenas e indigenistas
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 87

Untitled Document

CCPY participa de encontro transfronteiriço de organizações indígenas e indigenistas

Representantes da CCPY participaram da V Reunião de Cooperação e Aliança no Noroeste Amazônico “Canoa Grande” entre os dias 23 e 26 de julho, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Canoa Grande é uma rede transfronteiriça composta por organizações indígenas e indigenistas dos três países cujos trabalhos estão focados no desenvolvimento dos direitos dos povos indígenas e nas ações de conservação florestal. Ao lado de representantes de outras organizações do Brasil, da Venezuela e da Colômbia, a CCPY teve sua primeira participação no evento destacando questões referentes à educação, manejo territorial e revitalização cultural. No terceiro dia de reunião, foi apresentada a situação dos povos Yanomami do Brasil e da Venezuela, que suscitou uma discussão sobre a demarcação de terra indígena na Venezuela e a presença garimpeira na Terra Indígena Yanomami (Brasil).

Segundo Marcos Wesley, presidente da CCPY, e Clarisse Jabur, assessora do Programa de Educação Intercultural (PEI) da CCPY, o encontro foi muito positivo, pois permitiu trocar experiências com outras instituições e estreitar relações com outras organizações, em especial a Wataniba – Associación para el Desarollo Humano Multiétnico de la Amazonia, representada pelo antropólogo José Antonio Kelly. Fruto direto desse encontro foi o agendamento do intercâmbio de alguns Yanomami da Venezuela e represantantes da Wataniba para Boa Vista durante o II Curso de Gestores da Hutukara Associação Yanomami e do VIII Curso de Professores Yanomami em setembro, além de uma visita à Terra Indígena Yanomami.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.