Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: Programa de gestão sustentável tem início na região de Auaris
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 87

Untitled Document

Programa de gestão sustentável tem início na região de Auaris

Participação intensa de representantes das comunidades yanomami de Auaris marcou o início das atividades do “Programa Amazônia: Gestão sustentável de territórios contínuos na Amazônia baseada nos direitos dos povos”, no dia 17 de junho, na Escola Estadual Indígena Helepo Awaris. Participaram da reunião de abertura, cerca de 120 pessoas, entre elas lideranças, conselheiros, professores e membros da Hutukara Associação Yanomami (HAY), além de representantes da CCPY, Funai e Funasa. Sanuma e Ye’kuana de ambos os lados da fronteira estiveram amplamente representados. O Programa será executado pela CCPY e pela HAY com financiamento da Rainforest Foundation Norway (RFN).

Durante a reunião foram apresentadas as atividades do projeto, destacando a realização de um estudo sobre a situação do território yanomami e ye’kuana na Venezuela, o diagnóstico socioambiental da região de Auaris e a efetivação de intercâmbios para Puerto Ayacucho, na Venezuela, Boa Vista (RR) e Alto Rio Negro (AM). Em seguida, ocorreu uma exposição sobre o projeto, explicando os objetivos, a duração, a abrangência, os financiadores e o orçamento. Depois da apresentação, os Sanuma e os Ye´kuana abriram espaço para exporem suas opiniões, momento no qual todos expressaram posição favorável à execução do projeto. Em especial os Sanuma e os Ye’kuana venezuelanos, que se mostraram muito satisfeitos em saber que será feito um estudo sobre a sua situação. Houve total aprovação do projeto entre os Sanuma e os Ye´kuana.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.