Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 9 - Outubro - 2007
Titulo: Ianomâmis vão denunciar más condições na Europa
Fonte: OESP

Untitled Document

Ianomâmis vão denunciar más condições na Europa

Líderes falam sobre saúde indígena no Brasil ao Parlamento britânico e querem marcar reunião com primeiro-ministro Jamil Chade.

Representantes dos ianomâmis vão denunciar ao Parlamento britânico a situação vivida pela tribo no Brasil e pretendem se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, para pedir que Londres tome atitudes para ajudar a proteger os direitos dos indígenas.

Na próxima semana, Davi Kopenawa Ianomâmi e seu filho, Dario, farão um tour pela Europa para emitir um alerta sobre as condições de saúde e apelar por ações concretas.

A viagem dos líderes indígenas está sendo organizada pela entidade britânica Survival International e incluirá também uma visita à Alemanha. Diante dos deputados britânicos, Davi vai expor pontos de um relatório que aborda a situação da saúde dos povos indígenas na floresta amazônica.

Segundo dados sobre as condições de saúde, não são apenas os ianomâmis que sofrem no Brasil. Uma das acusações é que muitos indígenas estão sendo obrigados a trabalhar na colheita de cana-de-açúcar e soja na Região Centro-Oeste. Mesmo assim, o que ganham não é suficiente para manter suas famílias.

No caso do povo indígena guarani, o relatório trará denúncias de má nutrição e acusará o governo brasileiro de não dar resposta adequada ao problema. Segundo a entidade, os problemas de saúde com os guaranis estão sendo notados tanto no Brasil como na Argentina.

Caso Brown não receba os líderes ianomâmis, a estratégia será entregar uma carta ao primeiro-ministro pedindo que o Reino Unido ratifique uma convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê a proteção de direitos das tribos.

Clima

Com a nova onda de campanhas na Europa em função das mudanças climáticas, a Amazônia volta a ganhar a atenção da opinião pública. Deputados alemães e ingleses querem saber não apenas a situação dos indígenas, mas também o que está sendo feito em relação à exploração de madeira na região.

Na Organização das Nações Unidas (ONU), comitê avalia as reservas indígenas no Brasil.

Já no Parlamento Europeu, reuniões estão sendo promovidas para debater o uso da floresta e eventual desmatamento para a produção de cana-de-açúcar.
OESP, 09/10/2007, Nacional, p. A9

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.