Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Outubro - 2007
Titulo: Yanomamis vão a Europa denunciar mineração
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Yanomamis vão a Europa denunciar mineração
Da Redação

Os líderes indígenas e dirigentes da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami e Dário Vitório Xiriana estão na Europa (Inglaterra, Alemanha e Noruega) denunciando nova invasão de mineiros em terras indígenas.

Segundo informações divulgadas nos jornais internacionais mais de 600 garimpeiros teriam invadido as terras yanomami e estariam trazendo aos índios doenças como gripe, malária, além de levarem para as aldeias álcool, drogas e prostituição.

Davi Yanomami e o filho dele, Dario, levaram à Londres uma carta pedindo ajuda aos governos estrangeiros. Eles pedirão ao governo britânico que ratifique uma convenção internacional que garante a propriedade tribal. Os líderes Yanomami falarão em Westminster na terça-feira durante o lançamento de um relatório feito pela ONG Sobrevivência Internacional.

De acordo com Dario, 600 mineiros entraram já nas terras protegidas e outras estão chegando para ajudar a invasão. \\\\\\\"É um problema sério, porque os garimpeiros estão trazendo álcool, prostituição e doenças como gripe e malária\\\\\\\", ele disse. \\\\\\\"Nossa tribo está morrendo.\\\\\\\"

Segundo a matéria, duas semanas atrás Davi Yanomami teria confrontado o Presidente Lula da Silva em uma conferência. \\\\\\\"Eu olhei nos olhos dele e disse: Yanomami não querem mineração em terras indígenas. O governo precisa ter muito cuidado porque não sabe conversar com natureza, mas a mineração danificará os pulmões da terra e deixará uma hemorragia mundial\\\\\\\" falou o líder dos yanomami.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.