Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Outubro - 2007
Titulo: Dilma se irrita com Funasa na Amazônia
Fonte: O Estado de S.Paulo

Untitled Document

Dilma se irrita com Funasa na Amazônia 14/10/2007
Ministra ouve queixas de índios e critica também falhas do setor elétrico

Tânia Monteiro

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, irritou-se com a ineficiência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e com a burocracia do setor elétrico durante visita ao 5º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), na sexta-feira.  Após ouvir queixas de índios ianomami da região , que pediram melhor atendimento de saúde, Dilma disse ao governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), que a situação não pode continuar como está.  “A Funasa não cuida nem do lado da casa dela”, indignou-se a ministra.

Dilma cobrou resposta rápida do setor elétrico para o conserto de um gerador de energia de Maturacá, quebrado desde o ano passado.  Descobriu que a verba de R$ 50 mil para esse conserto está no Ministério da Defesa.  Eduardo Braga sugeriu-lhe “que use o Exército”, se quiser mesmo resolver o problema do atendimento à saúde na região.

Antes, em palestra ouvida por Dilma e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno Pereira, alertou que “o vazio do poder do Estado” é a maior ameaça à região.  Ele pediu, para 2008, um contingente de 25.000 homens.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.