Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 23 - Outubro - 2007
Titulo: Associação dos Yanomami critica convênio com a UnB
Fonte: Folha de Boa Vista Saude

Untitled Document

Associação dos Yanomami critica convênio com a UnB
Da Redação

O convênio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e UNB (Universidade de Brasília)/FUB tem sido questionado pela Hutukara Associação Yanomami.

A associação diz que em três anos o convênio permitiu que o DSY (Distrito Sanitário Yanomami) passasse por uma das piores crises. Conforme a entidade, “a situação caótica” pode ser confirmada pelos indicadores de saúde no Distrito, ressaltando que a incidência de malária na área yanoma mi desde 2006 retornou aos níveis epidêmicos da década de 90 e que a doença voltou a ser causa de morte.

Também faz alusão à cobertura vacinal em crianças menores de um ano. Segundo a associação, o percentual de cobertura é de 20% - índice considerado um dos mais baixos do Brasil. “Com este número podemos temer, por exemplo, uma nova epidemia de coqueluche que poderá causar a morte de muitas crianças”.

A associação também questiona as irregularidades detectadas no convênio pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União, que tratam de pagamento a pessoas não contratadas para prestar serviços no DSY, deficiências na elaboração de prestação de contas, despesas sem correlação com as metas.

Sobre o assunto, o presidente da Funasa, Danilo Forte, disse que os indicadores que chegam a Brasília não condizem com estes dados. Segundo ele, as informações relacionadas à malária ainda preocupam, mas mesmo assim a mortalidade por este vetor diminuiu.

Forte adiantou que o contrato com a UNB está em reestruturação, ou seja, a Funasa ainda não decidiu se haverá renovação. Afirmou que estão sendo verificados os aspectos legais.

Recentemente, a Funasa determinou que a cada três meses as comunidades indígenas juntamente com a coordenação da Funasa façam a avaliação das ações nas áreas como forma de acompanhamento.

A Assessoria de Comunicação da Funasa informou que hoje repassará todos os dados de atendimento na área Yanomami. O coordenador da Funasa, Ramiro Teixeira, disse que as denúncias são infundadas.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.