Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 24 - Outubro - 2007
Titulo: YANOMAMI - Índios aprendem sobre patrimônio genético
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

YANOMAMI - Índios aprendem sobre patrimônio genético
Shirleide Vasconcelos

Índios yanoma mi participam, até amanhã, na Hutukara Associação, no bairro São Pedro, da oficina sobre patrimônio genético. Estão ministrando as palestras técnicos do Ministério do Meio Ambiente, que repassam dados sobre a Medida Provisória 2.186/2001.

A assessora técnica do MMA, Carla Lemos, explicou que a oficina é para mostrar aos indígenas os elementos que podem ajudá-los na proteção do meio ambiente.

Segundo representante do Departamento de Patrimônio Genético do MMA, entre as questões apresentadas aos yanoma mi está a informação de que qualquer pesquisa científica que for realizada na área indígena precisa de autorização das lideranças da comunidade e também de aval do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.

Um dos requisitos para aprovação é que estas instituições públicas ou privadas sejam brasileiras. As palestras mostram, na prática, a necessidade de proteger o meio ambiente, apresentando os elementos da biodiversidade, frutas e plantas com as quais os índios convivem.

Também falou que o Conselho de Gestão está discutindo a consulta pública que trata da repartição de benefícios gerados a partir do conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético. Essa análise ocorre até dia 16 de dezembro e também foi apresentada aos índios.

Segundo Carla, essa consulta é para definir que decisão tomar no caso de uma indústria querer utilizar do conhecimento de um povo para produzir uma bebida. “Vamos citar o exemplo do caxiri, que os índios têm conhecimento da produção. Caso uma empresa resolva produzi-lo, é preciso saber se o contrato é com aquela comunidade em que as informações foram dadas para o preparo da bebida e com o Ministério para a distribuição dos valores, já que outras comunidades também podem saber preparar o produto”, disse.

O coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Gonçalo Teixeira, presente no primeiro dia da oficina, ressaltou que o trabalho de proteção do meio ambiente já é uma preocupação dos povos indígenas e com as informações repassadas pelo MMA isso se intensifica.

HUTUKARA – Representante da Hutukara Associação Yanomami, Anselmo Xiropino, afirmou que a iniciativa em realizar a oficina tem a proposta de fazer com que os índios jovens aprendam sobre biodiversidade e patrimônio genético.

Xiropino relatou que a grande preocupação dos indígenas atualmente é quanto à invasão das terras por garimpeiros e fazendeiros, ação, segundo ele, que tem como conseqüência a degradação do meio ambiente. “Eles estragam muito os rios, fazem buracos para garimpar e isso contamina as águas. Por outro lado, os fazendeiros derrubam as árvores e causam queimadas”, reclamou.

Na opinião do representante da associação, os índios precisam enxergar o problema no meio ambiente e saber legalmente, como impedir essas ações.

PROGRAMAÇÃO – A oficina continua até amanhã, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com o mesmo tema, porém não há uma programação definida sobre os pontos a serem abordados por cada dia

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.