Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 26 - Outubro - 2007
Titulo: OPERAÇÃO METÁSTASE - Federal prende 25 pessoas em Roraima
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

OPERAÇÃO METÁSTASE - Federal prende 25 pessoas em Roraima
Cyneida Correa
Foto: Jader Souza
Policiais chegam à sede da Polícia Federal ao cumprir mandado de busca e apreensão

A Polícia Federal prendeu na manhã de ontem, em Roraima, 25 pessoas, 16 das quais são funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), durante a Operação Metástase. São suspeitos de participar de um esquema de fraudes em licitações. Três pessoas ainda não foram presas, uma estaria no exterior e duas fora do Estado. Outras sete foram presas nos estados do Amazonas e Paraná.

Entre os presos estão o coordenador da Funasa em Boa Vista , Ramiro Teixeira, o empresário Zacarias Castelo Branco e os proprietários da empresa aérea Meta, que presta serviços à fundação, Francisco Assunção Mesquita e Rogério Mesquita.

Os presos responderão por fraude em licitações, formação de quadrilha ou bando, peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e crimes contra as ordens econômica e tributária.

Foram expedidos pelo juiz Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima, 35 mandados de prisão e 46 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, as supostas fraudes ocorriam nas áreas de serviço de transporte em táxi aéreo, obras de engenharia e compra de medicamentos. Estima-se que o grupo tenha desviado mais de R$ 34 milhões dos cofres públicos.

DELAÇÃO - A PF está agindo com delação premiada e quem fornecer informações ou provas sobre os crimes será liberado imediatamente. Os outros serão autuados e encaminhados para a Penitenciária Agrícola. A prisão dos envolvidos é por 5 dias e pode ser prorrogada.

Operação mobiliza 252 policiais

A Operação Metástase mobilizou 252 policiais federais e teve início às 2 horas da manhã com a chegada de dois Hércules da Força Aérea que trouxeram os policiais federais. Por volta de 3h da madrugada, os agentes da PF começaram a se deslocar para os locais estratégicos, onde estariam os acusados que a partir de 6h da manhã começaram a ser presos.

Também foram apreendidos computadores, documentos, notas fiscais e tudo que possa estar relacionado à emissão de notas frias e a licitações fraudulentas. A avenida Ville Roy, a principal da Zona Leste de Boa Vista, foi fechada para controlar o tráfego de pessoas e somente a entrada de viaturas conduzindo os presos foi autorizada na Superintendência da Polícia Federal durante toda a manhã de ontem.

A delegacia regional contra crimes organizados da Polícia Federal é quem está controlando a operação. Segundo o coordenador da operação, delegado Alexandre Ramagem, as fraudes ocorriam desde a divulgação do edital.

“Havia um ajuste de preços para sair vencedora a empresa envolvida no esquema. A partir daí, havia superfaturamento, pagamento por serviço não executado e desvio de verba pública que beneficiava tanto a vencedora quanto as outras empresas, além dos servidores que possibilitavam este tipo de conduta”, explicou.

O delegado Alexandre Ramagem disse que o que mais surpreendeu os que estavam atuando na investigação é que Roraima recebe duas vezes mais verba que a destinada ao Amazonas, que tem uma população de índios 10 vezes maior e duas mil vezes mais que a destinada para Rondônia.

METÁSTASE - Metástase, como foi chamada a operação, é o termo utilizado na Medicina para designar a instalação de um ou mais focos do tumor distantes do local em que ele se originou.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.