Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 26 - Outubro - 2007
Titulo: Metástase - PF desarticula quadrilha que fraudava licitações na Funasa
Tema:
Fonte: O Globo Online

Untitled Document

PF desarticula quadrilha que fraudava licitações na Funasa

A Polícia Federal informou no início da tarde desta quinta-feira que já prendeu 23 pessoas na operação Metástase , que desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar licitações da Fundação Nacional de Saúde ( Funasa ), em Roraima. Segundo a PF, o grupo teria dado um prejuízo de R$ 34 milhões aos cofres públicos. Entre os acusados está o coordendor regional da Funasa, Ramiro Teixeira.

A investigação foi iniciada há 18 meses, com uma escuta telefônica autorizada pela Justiça, e revelou que as fraudes ocorriam, principalmente, nas licitações de serviços de transporte em táxi aéreo, contratação de obras de engenharia e aquisição de medicamentos.

- Eles cobravam por horas de vôo não efetivados. Seriam vôos para levar remédios para índios ianomamis na fronteira. É um crime bem pior do que o valor monetário indica - afirmou o superintendente da PF em Roraima, Ivan Herrero.

A ação conta com 252 policiais federais mobilizados para cumprir 46 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão nos estados de Roraima, Amazonas e Paraná. Entre os investigados estão servidores da Funasa, sócios e administradores de empresas licitantes. Os mandados foram expedidos pelo Juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Roraima.

Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista , onde serão ouvidos e conduzidos para a cadeia pública da cidade. Eles responderão pela prática dos crimes de fraude em licitações, formação de quadrilha ou bando, peculato, corrupção ativa e passiva, crime contra a ordem econômica e tributária e lavagem de dinheiro.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.