Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 29 - Outubro - 2007
Titulo: METÁSTASE - Fraudes na Funasa: PF nega investigação a parlamentares
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

METÁSTASE - Fraudes na Funasa: PF nega investigação a parlamentares
Da Redação


A Polícia Federal em Roraima diz que a origem do dinheiro desviado em fraudes em licitações da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), conforme investigado pela Operação Metástase, eram verbas federais provenientes de emendas parlamentares da bancada de Roraima.

Para a PF, no entanto, não há indícios até o momento de que os parlamentares tinham conhecimento ou estavam envolvidos com as fraudes, estimadas em R$ 34,6 milhões.

\"Não há indícios de que os parlamentares estejam envolvidos com o objetivo final dessa prática ilícita\", afirmou o delegado Alexandre Ramagem, responsável pela investigação.

A Operação Metástase foi realizada em Roraima, Amazonas e Paraná, com a prisão de 32 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que fraudava processos licitatórios da Funasa. Os presos são servidores da fundação e sócios e administradores de empresas licitantes.

O delegado disse que, com as verbas das emendas parlamentares, a direção da Funasa em Roraima encontrou um \"campo vasto\" para fraudes nas áreas da saúde indígena, saneamento básico, compras de medicamentos e contratação de transporte aéreo.

Ramagem declarou que houve pagamento de serviços não realizados e superfaturados. O esquema foi descoberto em 2005, em uma escuta telefônica para investigar crime de lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico contra o empresário Hassan Hussein Dehaine, conhecido como Saddam em Araucária (região metropolitana de Curitiba).

Dehaine, que desde ontem está preso numa cela da PF de Curitiba, é proprietário de hotéis, postos de combustível e da empresa Icaraí Táxi Aéreo, vencedora de licitações para transportar, por helicópteros, servidores da Funasa para as regiões mais isoladas de Roraima, como aldeias dos índios ianomâmis.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.