Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 29 - Outubro - 2007
Titulo: Davi Kopenawa discursa na Casa dos Comuns do Parlamento Britânico e entrega documento ao Primeiro Ministro
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 89

Untitled Document

Davi Kopenawa discursa na Casa dos Comuns do Parlamento Britânico e entrega documento ao Primeiro Ministro

Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena e presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), esteve em Londres onde discursou a convite da Casa dos Comuns do Parlamento Britânico e entregou ao primeiro-ministro Gordon Brown uma carta ( Ver documento em anexo ) instando a adesão à Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais em Países Independentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê que qualquer ação que afete interesses e modo de vida dos povos indígenas de todo o mundo devem ser primeiramente discutidas com e pelos próprios povos. Para tanto, Davi faz um apelo para o reconhecimento de que todos, povos indígenas e não-indígenas compartilham de um mesmo destino humano e uma mesma responsabilidade com o planeta: "Nós, povos indígenas, e vocês, povos brancos, temos que trabalhar juntos para o futuro de nosso floresta e de nosso planeta. Sem nossa terra nós não podemos sobreviver".

Segundo Davi Kopenawa, sem a adesão da Grã-Bretanha e de outros países, a Convenção pode perder sua força: "Essa lei internacional nos protege, mas necessita de mais apoio. Nosso próprio país a assinou, mas estamos muito insatisfeitos que outros países, como o de vocês, não o tenham feito". Sobre o fato de que a Grã-Bretanha não assinaria porque não abriga povos indígenas, Davi contra-argumentou : "Os negócios e projetos britânicos mantidos pelo seu governo podem ainda causar problemas para os povos indígenas como nós. Se você assinar essa lei, eles a respeitarão".

Além do tema específico referente à Convenção 169, Davi Kopenawa abordou outra questão pertinente: a compra de grandes áreas florestais sob a justificativa de constituir uma forma de preservação das matas e diminuição das emissões de gás carbônico ( Ver Yanomami na imprensa – Clipping da 6ªCCR do MPF, 18/10/2007: "Yanomami qualifica de inútil compra de floresta promovida por ONGs" ). Para o presidente da HAY, este tipo de ação é inútil e a única forma de salvar a floresta tropical é por meio da proteção dos modos de vida tradicionais de seus habitantes, com os quais as instituições governamentais devem manter canais abertos de diálogo ao invés de criarem alternativas alienígenas de desenvolvimento. Para a elaboração do último relatório da Survival International, organização que apoiou sua viagem, Davi Kopenawa declarou: "Vocês napë pë (brancos) falam sobre o que chamam de desenvolvimento e nos pedem que nos comportemos como vocês. Mas sabemos que isto só nos traz doença e morte (...). Preocupo-me com que agora queiram comprar pedaços de floresta e cultivar biocombustíveis sem levar em conta nossa opinião, porque algum dia vocês terminarão vendendo-os"

Davi Kopenawa ainda ressaltou no seu discurso a constante piora do atendimento à saúde indígena na Terra Indígena Yanomami ( Ver Boletins Pró-Yanomami 84 e 85 ) e a persistência de invasões garimpeiras, a despeito de todas as denúncias e reivindicações da associação yanomami. Ele voltou a reafirmar com firmeza a posição contrária dos Yanomami ao projeto de lei de mineração em terras indígenas discutida pelo Governo brasileiro ( Ver Entrevista com Davi Kopenawa - Boletim Pró-Yanomami 85 ): "Nossa terra está sendo invadida por garimpeiros que poluem os rios e trazem doenças. Os Yanomami estão começando a morrer. Agora, nosso parlamento está debatendo a lei que poderia abrir nossas terras para a mineração em larga escala".

Em reação a exposição de Davi Kopenawa uma representante da embaixada brasileira em Londres achou por bem pedir um "direito de resposta", e interveio criticando a fala do presidente da HAY, convidado de honra da Casa dos Comuns inglesa, criando uma situação protocolar constrangedora.

è O que é a Convenção 169 da OIT? - A Convenção 169 é a mais importante lei internacional para a proteção de povos indígenas. Ela foi criada em 1989 pela OIT, que congrega representantes de 178 países, justamente porque inexistiam regras internacionais consensuais sobre os direitos dos povos indígenas. A Convenção preconiza que os governos devem criar meios para garantir a participação dos povos indígenas nas tomadas de decisões e reconhecer costumes e instituições indígenas. O Brasil ratificou a Convenção em 2002. »topo

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.