Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 31 - Outubro - 2007
Titulo: Metástase - Três suspeitos se apresentam à Polícia Federal
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Metástase - Três suspeitos se apresentam à Polícia Federal
Da Redação

No último sábado, a Polícia Federal completou as prisões da Operação Metástase. Namis Levino, secretário de Saúde de Boa Vista, o empresário Vibaldo Nogueira e o servidor da Funasa Elionel Simão de Macedo se apresentaram, prestaram depoimento e foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Levino se encontrava em Brasília no dia da operação e Elionel estava a trabalho em terra indígena.

A operação foi desencadeada na quinta-feira, 26, quando foram presas 25 pessoas em Boa Vista , duas no Amazonas e uma no Paraná, acusadas de participação em uma organização que fraudava licitações em contratação de serviço de transporte de táxi aéreo, realização de obras e compra de medicamentos na Funasa.

Segundo o delegado da operação, Alexandre Ramagem, os presos prestaram depoimento na sede da Superintendência da Polícia Federal e em seguida foram encaminhados à Penitenciária Agrícola de Roraima (PA), onde se encontram os demais presos.

O delegado esclareceu que José Gilvan, solto na quinta-feira, foi solto porque o Ministério Público Federal entendeu que o servidor colaborou durante o seu depoimento e por ter uma participação menor em todos os fatos. “Mas ele continua respondendo processo e será responsabilizado por todos os seus atos”, ressaltou.

ACESSO – Vários advogados dos presos reclamaram que não tiveram acesso ao inquérito ou à íntegra da decisão que autorizou as prisões de seus clientes. Sobre a alegação de alguns advogados de que seus clientes não tinham conhecimento das acusações que pesam contra eles, o que poderia estar prejudicando as defesas, Ramagem disse que todos os advogados tiveram acesso aos processos na sexta-feira.

“Essas alegações não têm fundamento, tanto que todos os advogados foram amplamente supridos de informações na sexta-feira, quando disponibilizamos toda a documentação dos processos”, destacou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.