Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 31 - Outubro - 2007
Titulo: METÁSTASE - Senador lamenta desvio e defende revisão na Funasa
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

METÁSTASE - Senador lamenta desvio e defende revisão na Funasa
Carvílio Pires

O senador Mozarildo Cavalcanti lamentou que parte do dinheiro destinado pelo Governo Federal para aplicação no setor de saúde através da Funasa tenha sido desviada para a corrupção. Disse que, quando soube das suspeitas de irregularidade, pediu providências ao Tribunal de Contas da União, à Controladoria-Geral da União e ao Ministério Público Federal.

A correspondência por ele encaminhada foi respondida pelo Tribunal de Contas da União, que instaurou inquérito para apurar as denúncias feitas no início de 2006. Agora que os desvios de recursos foram comprovados por investigação da Polícia Federal, ele quer que também o Incra seja investigado. “O ex-coordenador da Funasa também foi superintendente do Incra em Roraima”, argumentou.

Ele disse que, no caso da Funasa, houve ilicitude na aquisição de medicamentos, serviços de instituições que dizem dar assistência médica aos índios, horas de vôos e construções. “Há uma resolução para que todos os parlamentares destinem 30% dos recursos de suas emendas para o setor de saúde. As minhas eu direciono para o Fundo Nacional de Saúde, que não deve ser confundido com a Fundação Nacional de Saúde. Defendo a reavaliação do papel da Funasa. Sempre achei que não é papel do Governo Federal fazer ação de saúde nos estados”.

O senador entende como contra-senso as ações da saúde indígena serem executadas também por ONGs. Para ele, de não-governamentais essas organizações não têm mais nada, porque o dinheiro é público e algumas se especializaram em desviar esses recursos.

“O Governo Federal não tem executado o trabalho, e sim terceirizado para essas ONGs e parte delas tem se constituído em antro de corrupção. Na CPI das ONGs que presidi há dois anos foram constatados desvios em vários estados brasileiros. Aqui é o olho do furacão. Basta dizer que o volume de recursos que vinha para a Funasa-RR era superior ao que ia para o Amazonas e Rondônia. Com o desbaratamento dessa quadrilha, acredito que o Governo Federal deva repensar o seu papel de assistência médica. Isso é função de estados e de municípios”, analisou Mozarildo Cavalcanti. (C.P)

 



Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.