Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 6 - Novembro - 2007
Titulo: METÁSTASE- Davi Kopenawa afirma que saúde indigena vem piorando há 4 anos
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

METÁSTASE- Davi Kopenawa afirma que saúde indigena vem piorando há 4 anos
Da Redação
Foto: jader Souza
Davi Kopenawa Yanomami, presidente da Associação Hutukara

Presidente da Associação Hutukara Yanomami, Davi Kopenawa disse que a situação atual da saúde indígena nas aldeias é preocupante. Segundo ele, continua faltando medicamento e deveria haver mais investimento para comprar nebulizadores e microscópios.

O líder indígena falou sobre a atual situação da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), órgão sob intervenção depois da ação da Polícia Federal que investiga possibilidade de fraude em licitações.

Na avaliação dele, o coordenador definitivo da fundação deve ser alguém conhecido dos povos indígenas. “Não conheço ninguém de nossa confiança e queremos quem esteja disposto a se sensibilizar com a realidade dos povos indígenas”, ressaltou.

Kopenawa reclama que há quatro anos as ações para saúde indígena nas aldeias estão piorando. “É uma falha da Funasa. Na nossa opinião, todo o sistema de atendimento deveria ficar a cargo de uma ONG, uma Organização Não-Governamental. E não ter nenhuma ligação com a fundação”, disse.

Sobre os recursos da Funasa, Kopenawa ressalta que há muito dinheiro, mas falta melhor administração. Segundo ele, os povos indígenas não entendem os gastos de logística e, paralelo a isso, os prestadores de serviço – “que cuidam da saúde de todos da nossa família” – ficam com salário atrasado.

Conforme defende o presidente da associação, a situação da saúde indígena precisa melhorar. Disse que não está satisfeito com o trabalho realizado pela Funasa sobre a saúde indígena.

Lembrou ainda da inauguração da Casai (Casa do Índio), mês passado, dias antes da deflagração da Operação Metástase, quando presidente da Funasa esteve em Roraima. Segundo o líder indígena, que não participou da inauguração naquela data porque estava fora do Estado, “é preciso investir também na saúde indígena nas aldeias”.

Afirmou que as doenças mais comuns atualmente nas comunidades indígenas são: gripe, disenteria e verminose. Segundo Davi Kopenawa, os pólos-base de saúde funcionam somente com dois auxiliares de enfermagem e, para atender melhor a população, seriam necessárias equipes formadas com médico, enfermeiro e técnicos.

Para enfrentar esta realidade, Kopenawa disse que os pajés se mobilizam, mas não conseguem curar verminose nem pneumonia. “Isso só com remédio”, disse.

Davi Kopenawa disse que ainda não conversou com a comissão interventora da Funasa. Conforme o líder indígena, esse encontro só acontecerá quando for convidado.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.