Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 19 - Novembro - 2007
Titulo: RESERVA YANOMAMI - Sindicato inicia paralisação na saúde
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

RESERVA YANOMAMI - Sindicato inicia paralisação na saúde
Shirleide Vasconcelos

Foto: Jader Souza
Rondinelle Rodrigues, presidente do Sindicato dos Profissionais das Áreas Indígenas

Prestadores de serviço de saúde na área indígena Yanomami trabalham desde ontem somente com 30% dos profissionais. A decisão, tomada em assembléia na terça-feira passada, foi motivada pela indefinição sobre a questão salarial da categoria, segundo informou o presidente do Sindicato dos Profissionais, Rondinelle Rodrigues.

Na sede da Funasa, em razão do ponto facultativo de ontem, a paralisação parcial só acontece segunda-feira, quando aproximadamente 60 funcionários da administração trabalharão somente meio expediente.

Conforme Rodrigues, desde que o convênio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) com a UnB (Universidade de Brasília) não foi renovado, no início do mês passado, ficou sem definição a questão dos benefícios, inclusive a ajuda de custo.

Segundo o sindicalista, os profissionais de saúde que atuam em campo estão sem condições de trabalhar. O remanejamento das equipes nas áreas acontece a cada 15 dias.

Rodrigues reclama que na UnB não há informação sobre a situação dos funcionários. O problema é que todos continuaram trabalhando embora o convênio não tenha sido renovado.

Na próxima segunda-feira, às 14 horas, o sindicato reúne prestadores de serviço, chefia dos Distritos e o coordenador da Funasa, no auditório da instituição para definir a situação da categoria.

Esta semana, o sindicato encaminhou documento às instituições como: Funai (Fundação Nacional do Índio), Funasa, Associação Hutukara e ainda ao Ministério Público Federal.

FUNASA – A Assessoria de Comunicação da Funasa afirmou que há previsão para que na segunda-feira a Fundação defina qual instituição assumirá o convênio que antes era firmado com a UnB.

Conforme a assessoria, a situação é considerada como emergência. Sobre a situação salarial dos prestadores de serviço, a Funasa afirmou que a conveniada que fechar contrato assumirá o compromisso de pagar os salários. “Eles não serão prejudicados”, informou a assessoria.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.