Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 22 - Novembro - 2007
Titulo: Índios yanomami liberam servidores e aviões apreendidos
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Índios yanomami liberam servidores e aviões apreendidos
Da Redação

Os índios da maloca Papium, no Município de Alto Alegre, liberaram ontem os três aviões da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que foram apreendidos no último domingo, dia 18. Cinco servidores que foram impedidos de deixar a reserva indígena foram libertados. Os outros cinco devem permanecer por mais 15 dias na região.

A negociação para liberação dos servidores foi tensa e durou dois dias. Os índios pediram que a Funasa solucionasse a situação com as instituições conveniadas que prestam serviço nas áreas indígenas.

Somente após muita negociação feita por rádio é que eles resolveram dar um voto de confiança e libertar os servidores que devem retornar novamente para a região yanomami nos próximos 15 dias.

Janio Santos, do setor de operações da Funasa, informou que foi explicada aos índios a necessidade das aeronaves serem liberadas para entregar medicamentos em outras áreas dos 28 pólos existentes. “A situação estava criando dificuldades na manutenção dos serviços como entrega de medicamentos nas áreas indígenas”, disse.

Na próxima segunda-feira, a Funasa deve assinar um acordo para que outra entidade assuma a saúde indígena em Roraima e regularize a situação. Assinarão o convênio o diretor do Distrito Sanitário em Brasília, Wanderley Guenka, além de representantes da Secoya, nova entidade que irá assumir o trabalho.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.