Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 28 - Novembro - 2007
Titulo: Funcionários da UnB decidem ir à Justiça
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Funcionários da UnB decidem ir à Justiça
Rebeca Lopes

Foto Jader Souza
Trabalhadores ainda não sabem quando
vão receber e se continuarão empregados
Sem receber há quase dois meses, funcionários contratados pela Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB) para trabalhar na área Yanomami realizaram protesto na manhã de ontem, na frente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O sindicato da categoria vai entrar com uma ação para garantir a baixa nas carteiras de trabalho e o recebimento das verbas rescisórias, para que possam ser contratados pela próxima conveniada.

O convênio entre FUB/UnB e Funasa para prestação de serviços complementares de atenção integral à saúde no Distrito Sanitário Yanomami (DSY) está vencido desde 6 de outubro. Entre pessoal administrativo e os que prestavam serviço nos 20 pólos de atuação, estima-se 210 pessoas.

Na manifestação em frente da Funasa, participaram tanto quem trabalha na área indígena quanto os da parte administrativa. Eles relataram que a situação pessoal está complicada, pois sem dinheiro para pagar contas muitos estariam recorrendo a empréstimos bancários ou agiotas. 

“Até quando não definirem se é UnB ou Funasa que vai nos pagar, como fica a nossa situação, quem vai pagar os juros cobrados nas nossas contas atrasadas, como o cartão de crédito, água, luz e telefone? Tem colega aqui que não tem mais nem dinheiro para pegar ônibus para estar aqui”, desabafaram.

Eles afirmaram que na passagem da antiga conveniada, a Urihi, não houve atraso no pagamento do salário e os direitos trabalhistas foram assegurados. O principal pedido é para que os salários sejam pagos.  “A nossa situação é crítica. A Funasa diz que não deve, e a UnB diz que o dinheiro não foi repassado. Não temos informação oficial”.

O presidente do Sindicato dos Profissionais das Áreas Indígenas (Senalba), Rondinelle Rodrigues, disse que os funcionários estão angustiados pela falta de responsabilidade não apenas da Funasa, que é a gestora da saúde indígena, mas com a conveniada. “Não deram nenhuma resposta e ficam jogando a responsabilidade de um para outro. Chegamos ao ponto de que para que os funcionários possam receber seus direitos, é preciso o sindicato entrar com ação na Justiça”.

Os servidores não voltam ao trabalho enquanto a rescisão trabalhista for paga e, desta forma, a carteira de trabalho fique liberada para assinar contrato com a nova conveniada. A partir de hoje, os funcionários que ainda continuam em área começam a ser retirados. Conforme Rodrigues, os servidores da Funasa assumem a prestação de serviço, até que o problema seja resolvido.

A Assessoria de Comunicação da Funasa informou que a UnB solicitou R$ 2,3 milhões ao órgão para pagamentos dos servidores. Técnicos de Brasília analisam a possibilidade de o valor ser liberado.

 

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.