Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 3 - Dezembro - 2007
Titulo: Lançado primeiro jornal da Hutukara Associação Yanomami
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 90

Untitled Document

Lançado primeiro jornal da Hutukara Associação Yanomami

Foi lançado o primeiro jornal da Hutukara Associação Yanomami (HAY). Batizado como "Hutukara thë ã" (palavras da Hutukara) a publicação contém textos em Ninam, Yanomama e Yanomae ( ver anexo ). O jornal foi fruto de seis dias de oficina ministrada por Luis Fernando Pereira, sócio da CCPY, que contemplou a leitura e análise de publicações locais de Roraima e de circulação nacional, jornais de organizações indígenas e indigenistas e o material já publicado pela própria CCPY ( ver Documentos – Jornais Yanomami ).

Parte da oficina se deu em torno da discussão em torno de palavras e conceitos recorrentemente utilizados em vários contextos conhecidos pelos gestores da HAY e que dizem respeito às formas pelas quais políticas públicas em relação aos povos indígenas têm sido conduzidas, em especial, o trinômio terra/cultura/língua, tão central na concepção governamental de quem é ou não é índio. Foram trabalhadas técnicas de interpretação, revisão e edição de textos, ressaltando que todos os trabalhos devem ser feitos de acordo com o público destinatário, além de um exercício de entrevista com o presidente da HAY, Davi Kopenawa ( ver notícia relativa ). Brevemente a publicação será lançada também em língua portuguesa.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.