Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 11 - Dezembro - 2007
Titulo: Militares e agentes de saúde chegam a aldeia Yanomami para tratar casos de malária
Fonte: Agência Brasil

Untitled Document

Militares e agentes de saúde chegam a aldeia Yanomami para tratar casos de malária
Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil

Manaus - Uma equipe composta por representantes do 7º Comando Aéreo Regional (Comar) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) chega hoje (7) à comunidade indígena de Balawaú, na região de fronteira dos estados do Amazonas e de Roraima. Nos próximos oito dias, eles serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento dos Yanomami contaminados por malária, com atenção especial à aldeia de Koherepi, onde 40 pessoas, das 120 que vivem no local, estão com a doença.

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, disse que a iniciativa surgiu com o pedido de apoio feito pelos representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) que, depois de realizar ação cívico-social (Aciso) na região,em novembro passado constatou, por meio da equipe médica, o surto de malária entre os indígenas.

Ele explicou que apesar de a saúde indígena estar sob responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a situação exige das instituições um trabalho conjunto para que de fato haja o controle da epidemia. A borrifação do pesticida capaz de afastar o mosquito transmissor da doença por até seis meses está incluída nas atividades previstas.

"Estamos enviando quatro pessoas da fundação para fazer ações de combate à malária, desde o diagnóstico e tratamento até o controle do vetor. Também queremos reinstalar os laboratórios que existiam naquela área para que essa comunidade possa ter atendimento permanente. Temos uma determinação do próprio governador do Amazonas de que, para combater a malária, vamos ajudar a Funasa em toda área indígena do estado. Já estamos trabalhando também no Vale do Javari e em Tapauá. A idéia é somar esforços com a Funasa para que os índios tenham atendimento adequado com a ajuda do poder público", ressaltou.

De acordo com o chefe da Assessoria de Comunicação Social do 7º Comar, tenente-coronel Edmílson Leite, a comunidade yanomami de Balawaú engloba sete aldeias espalhadas não só em território do Amazonas, mas também de Roraima. Ele informou que os indígenas querem tirar documentos de identidade e pedem escolas para aprender o português.

Segundo o coronel Leite, na última segunda-feira (3) outra equipe do Comar esteve na região para verificar as condições dos índios. Ele lembou as dificuldades para se chegar ao local por via terrestre.

"Estivemos no local e verificamos o grande número de pessoas comprovadamente com malária. A situação é muito delicada porque a aldeia é muito afastada do pólo-base, o que dificulta o envio de remédios e das máquinas de borrifação por terra. Nós fomos caminhando mas, do pólo-base até Koherepi, foram seis horas e meia em mata fechada", relatou.

O diretor-presidente da FVS no Amazonas disse ainda que, desta vez, os agentes de saúde e médicos que irão ao local contarão com melhor infra-estrutura e terão, inclusive, helicópteros para facilitar o transporte da equipe, dos medicamentos e das máquinas de borrifação.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.