Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 14 - Fevereiro - 2008
Titulo: Comissão da mineração visita Roraima
Fonte: Folha de Boa Vista

Comissão da mineração visita Roraima
Carvilio Pires

Foto: Arquivo/Folha
Presidente da comissão, Édio Lopes: “Na próxima semana ouviremos as lideranças indígenas”
A chegada da Comissão da Câmara Federal que analisa o projeto de lei regulamentando a exploração mineral em terra indígena está prevista para as 9h30. O avião pousará na Base Aérea de Boa Vista para o embarque do comandante da 1ª Brigada, general Monteiro e do deputado estadual Chico Guerra (PSDB), que integrarão a comitiva.

Os destinos da comissão são as localidades de Surucucus e Auaris, na reserva indígena yanomami. O grupo retornará às 16h e às 17h dará coletiva à imprensa na Assembléia Legislativa, para falar sobre as avaliações que fizeram em Roraima.

Os deputados pernoitam em Boa Vista e na manhã de sexta embarcam para o Estado do Amazonas, onde vão visitar a Mineração Pitinga, no Município de Presidente Figueiredo, para conhecer a experiência de exploração mineral no coração da floresta amazônica e a reserva Waimiri-Atroari. A expectativa é que os deputados vejam um modelo de exploração que não causa danos ambientais.

O presidente da comissão, deputado Édio Lopes (PMDB), disse ontem que a tramitação do projeto está na fase de visita às comunidades indígenas. Além das que fará a Roraima e ao Amazonas, no sábado os deputados visitarão os índios Cinta Larga, na localidade de Roosevelt, onde houve o massacre de 29 garimpeiros em Rondônia.

Na próxima semana será realizada audiência pública com lideranças indígenas do Brasil inteiro. O grupo que visita a região Norte é formado pelos deputados: relator Valverde (PT-RO), a vice-presidente Bel Mesquita (PMDB-PA), a deputada Perpétua Marques (Acre), deputado João Almeida (PSDB-BA) e o deputado Márcio Junqueira (DEM-RR). (C.P)

Associação Hutukara diz que índios yanomami são contra mineração

A Hutukara Associação Yanomami (HAY), com sede em Boa Vista , enviou nota à Folha informando que é contra o projeto de mineração que está sendo discutido em audiência pública. “O projeto levará a morte aos yanomami, como aconteceu nos anos 80 e 90 com os garimpeiros dentro da terra indígena”, diz a nota.

A entidade lembrou que os professores yanomami reunidos no VIII Curso de Formação realizado em Auaris, em junho do ano passado, discutiram a proposta do Governo Federal sobre a abertura de todas as terras indígenas para a exploração das mineradoras.

Os professores elaboraram um documento que foi enviado para o presidente Lula da Silva (PT), com o seguinte teor: “Esse projeto de Lei nº 1.610 que o Governo Federal quer enviar para o Congresso Nacional é uma grande ameaça para os povos indígenas de todo Brasil. A mineração vai trazer muitos problemas para as comunidades indígenas, problemas de saúde, ambientais e sociais”.

No documento, eles pedem que os índios deveriam ser consultados, mas de antemão avisam que são contra: “Se esse projeto for aprovado, trará muitos problemas para todas as terras indígenas do Brasil. Quando as empresas chegarem na nossa terra, o que acontecerá? Primeiro haverá desmatamento da floresta, os rios serão poluídos, a caça se tornará escassa. Assim, as doenças como malária, tuberculose, diarréia e pneumonia aumentarão”, diz a carta.

O líder indígena yanomami Davi Kopenawa também se posicionou contra o projeto em diversas vezes. Ele tem repetido que não existe alternativa para esse projeto de lei. “Não queremos brancos na nossa terra. Ela já foi reconhecida por lei e está homologada. Nós queremos que o governo Lula nos respeite e respeite a nossa terra demarcada”, afirmou.

Caso o projeto seja aprovado, segundo ele, a mineração vai matar seu povo. “O presidente Lula precisa explicar para os povos indígenas as condições desse projeto, precisamos ouvir o que vai ser colocado nessa lei. Mas acredito que o presidente não vai assinar esse documento”, declarou.

A exploração mineral em terras indígenas está prevista na Constituição de 1988, mas depende de uma regulamentação para acontecer.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.