Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Dezembro - 2007
Titulo: Índios yanomami denunciam existência de garimpos ilegais
Fonte: Folha de Boa Vista

Índios yanomami denunciam existência de garimpos ilegais
Da Redação

Depois de relatos de índios sobre invasão de garimpeiros, um sobrevôo foi realizado no dia 25 de novembro na Terra Indígena Yanomami (TIY), quando foram localizadas duas pistas de garimpo próximas da fronteira com a Venezuela.

As duas pistas encontram-se próximas da comunidade yanomami dos Xiroxiropiu teri pë, nas cabeceiras do rio Toototobi, um dos afluentes do rio Demini, que deságua no rio Negro (AM), entre as regiões do Balawaú e do Tootobi. A informação é da Comissão Pró-Yanomami (CCPY)

O vôo foi realizado por uma missão do VII Comando Aéreo Regional a pedido da Hutukara Associação Yanomami (HAY), que já havia realizado uma primeira tentativa de localização no dia 22 de novembro após receber denúncias dos yanomami residentes nas duas regiões.

A primeira denúncia partiu da região do Balawaú, através de documento que relaciona dias, horários e freqüências dos vôos. Um dos professores yanomami, após participar do curso de formação realizado em Boa Vista (RR), teria visto a clareira do acampamento dos garimpeiros, assim como estruturas com lonas.

Informações sobre ruídos de máquinas e motores também chegaram à HAY por meio dos moradores da comunidade dos Xiroxiropiu teri pë. Profissionais que trabalham no atendimento à saúde indígena na região do Balawaú corroboraram as denúncias e relataram que pelo menos desde agosto deste ano aeronaves têm realizado vôos a baixas alturas e em horários não apropriados para viagens de longas distâncias, geralmente ao cair da tarde e início da noite.

A missão de localização se realizou com o apoio do coronel-aviador José Volkmer, chefe do Estado-Maior do VII Comando Aéreo Regional (Conar), ligado ao Comando Militar da Amazônia (CMA). Trata-se da segunda ação do Conar na região neste mês, respondendo às denúncias da HAY de que o espaço aéreo brasileiro estava sendo sistematicamente invadido por aeronaves não-identificadas vindas da Venezuela. Após uma reunião com as lideranças do Balawaú e com Davi Kopenawa, o presidente da HAY no dia 14 de novembro, foram acertados detalhes para uma atuação mais constante dos militares na região no sentido de prover demandas dos yanomami, tais como atendimento médico e odontológico. Isso ocorreria concomitantemente à vigilância do espaço aéreo através de viagens periódicas às regiões do Balawaú, Xitei, Aracá e Marari (AM) na TIY.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.