Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Fevereiro - 2008
Titulo: FUNASA - Índios cobram melhoria no atendimento
Fonte: Folha de Boa Vista

FUNASA - Índios cobram melhoria no atendimento
Rebeca Lopes

Foto: Arquivo/Folha

Momento em que os indígenas chegaram ao prédio
da Funasa para falar com os coordenadores.

Cerca de 20 indígenas da etnia yanomami foram à sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ontem pela manhã, cobrar da coordenação uma posição sobre a assinatura do convênio com a nova Organização Não-Governamental (ONG) que vai atuar na área em substituição à Fundação Universidade de Brasília (Fub/UnB), além de reivindicar melhoria dos serviços.

Os indígenas reclamaram da atual prestação de serviço e alegaram que, pela falta de qualidade dos serviços levados pelos funcionários da Funasa (em torno de 98) que substituíram os servidores da Fub/Unb, as comunidades estão sofrendo com muitos casos de malária, diarréia e gripe.

“Quando entra quem sabe trabalhar a malária, gripe e diarréia diminuem, porque essas pessoas sabem combater as doenças, mas quando entra quem não sabe a gente fica sofrendo com elas [doenças]. Não estão sabendo trabalhar direito”, disse um dos indígenas para o coordenador-adjunto da Funasa, Helder Almeida.

A tuxaua da comunidade do Bananal, no Município de Uiramutã, Maria Eunília Moreira dos Santos, falou em nome dos indígenas e disse que o objetivo de terem saído da Casa de Saúde do Índio (Casai) para a sede da empresa, na manhã de ontem, foi reivindicar a definição de um prazo para que o trabalho na área seja normalizado através da pactuação com nova conveniada.

Eles pediram ainda que o atendimento volte a acontecer nas comunidades e não que os indígenas tenham que sair dos locais de origem para receber atendimento na Capital, como está ocorrendo. No relato dos índios, até bicho-de-pé está sendo tratado em Boa Vista.

Eunília disse que como a resposta da Funasa foi de até março resolver o impasse, eles vão aguardar. Caso não se resolva, ela não descartou buscar uma solução em Brasília. “Se não for resolvido, a gente vai até Brasília para que os índios sejam ouvidos”, comentou.

Conforme o coordenador-adjunto Helder Almeida, o convênio com a Secoya ainda não foi assinado devido a uma ação do Ministério Público do Trabalho, em Brasília, na qual proíbe a Funasa e o Governo Federal de prorrogarem ou fazerem novos convênios, mas que a instituição já recorreu e aguarda uma decisão. A expectativa é que até março o convênio seja assinado e os técnicos acostumados com o trabalho voltem à área.

ALARME FALSO - Um boato de que os índios yanomami iriam invadir a sede da Funasa, no final da manhã de ontem, fez mobilizar a Polícia Federal e obrigou os servidores a evacuarem o prédio. Na verdade, os indígenas queriam apenas uma reunião com a coordenação do órgão.

Quando chegaram na sede da fundação, os indígenas ficaram assustados e surpresos com polícia mobilizada e servidores fora de seus locais de trabalho, já que muitos temiam se repetir episódios em que os índios não permitiam ninguém sair ou entrar no prédio.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.